A literatura infantil na educação do campo e o professor como mediador

Autores

  • Jhennifer Gabrielly Castro Nunes Do Nascimento
  • Marlene Schüssler D’Aroz

Resumo

O presente artigo aborda o ensino de literatura infantil na educação do campo enfatizando a importância do professor mediador como agente complementar dentro do ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, cujo objetivo central é refletir sobre o ensino de literatura, de forma mediada em escolas do campo. Para tal, o tema foi investigado nas bases de dados Scielo e CAPES. O ensino de literatura infantil, apesar de significativos avanços, ainda carece de modos de ler e de mediar leituras, de forma que possa conduzir o aluno para uma formação leitora. O professor é ainda um transmissor de conhecimentos distante se ser mediador, uma vez que mediar é ir além da leitura, é conduzir o aluno a compreender, interpretar e aplicar o aprendizado em outras situações de aprendizagem. Na educação do campo, percebe-se a ineficácia das políticas públicas que efetivem o direito à educação de qualidade, com escolas estruturadas, material didático e literário, acesso às diferentes tecnologias e a professores com formação continuada. Podemos concluir, nesse momento, que o ensino de literatura infantil deve ter importância destacada para a formação social e educacional, em especial, a do campo.

Palavras-chave: educação do campo; literatura infantil; mediador; estrutura.

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Publicado

2025-01-02