Jogos como Ferramenta facilitadora de Aprendizagem na Educação Infantil
Resumo
O artigo em questão é recorte de um projeto de pesquisa, de mesmo título desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC realizado em 2022-2023, em uma Instituição de Educação Infantil-creche, no município de Humaitá-AM. Teve como objetivo analisar o jogo como ferramenta facilitadora de aprendizagem, por meio da atividade “tapete das vogais”, com treze crianças do Pré-Escolar I, com idades entre três e quatro anos. A coleta de dados ocorreu a partir da participação das crianças na atividade do tapete das vogais, seguida de uma roda de diálogos baseada no método dialógico de Freire (1996). Os resultados indicaram que embora o jogo, nesse contexto, seja pouco utilizado dentro de sala de aula, foi possível observar que o aprendizado mediado por jogos, no caso, o tapete de vogais, além de prazeroso, possibilitou não só identificar as vogais, mas também relacioná-las ao som e às imagens. Assim, as crianças avaliaram a atividade lúdica com jogo como ferramenta facilitadora de aprendizagem.
Palavras-chave: Jogos; Ensino e aprendizagem; Educação Infantil.
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