Identificação de Habilidades Cognitivas através de atividades experimentais e uso de situações-problema
Resumo
O ensino de ciências tem passado por muitas mudanças, sendo fortemente influenciado pelas transformações no conhecimento científico oriundas de pesquisas e práticas educativas. Contempla-se nesse contexto a identificação e promoção das habilidades cognitivas dos estudantes, destacando-se a importância das atividades experimentais e situações-problema como propostas para sua identificação. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as habilidades cognitivas apresentadas pelos estudantes do ensino médio através do uso de atividades experimentais aliadas a situações-problema. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, organizado sob a ótica de situações-problema contextualizadas ao processo de experimentação. Após sua utilização e categorização dos níveis de habilidades cognitivas, como instrumentos de coleta e análise de dados, respectivamente, observou-se, no geral, a manifestação de habilidades de baixa ordem nos estudantes, como reconhecimento da situação-problema e aplicação de conceitos conhecidos, mas com menor ênfase na compreensão conceitual mais aprofundada e sem análise crítica. As atividades experimentais oportunizaram aos alunos aplicar seus conhecimentos em situações práticas, mas também indicaram que é imperativo o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alta ordem. Conclui-se, portanto, que há necessidade de adoção de práticas pedagógicas que propiciem aos estudantes o desenvolvimento de diversificadas habilidades, como análise, avaliação e elaboração de hipóteses.
Palavras-chave: Ensino de ciências; Experimentação investigativa; Situação-problema; Habilidades cognitivas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Willa Nayara Corrêa; COELHO, Antonia Ediele de Freitas; MALHEIRO, João Manoel da Silva. O desenvolvimento de habilidades cognitivas em registros gráficos e escritos de um clube de ciências. Imagens da Educação, Maringá, v. 11, n. 4, p. 73-97, 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i4.52645.
ASSUNÇÃO, Jeneffer Araújo de; MOREIRA, Marco Antonio; SAHELICES, Concessa Caballero. A resolução de problemas como estratégia metodológica de ensino, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa: uma análise quantitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 202-223, set./dez. 2020.
BORBA, Fabiane Inês Menezes de Oliveira; GOI, Mara Elisângela Jappe. Resolução e problemas e experimentação implementadas no ensino de ciências. Ciências & Ideias, v. 13, n. 4, p. 39-55, out./dez. 2022.
COELHO, Antonia Ediele de Freitas; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; MALHEIRO, João Manoel da Silva. Desenvolvimento de habilidades cognitivas e ensino de matemática em um Clube de Ciências da Amazônia. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 15, n. 33, p. 37-55, jan./jun. 2019.
COELHO, Antonia Ediele de Freitas; MALHEIRO, João Manoel da Silva. Manifestação de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem baseada em Problemas. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 2, p. 505-523, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190020014.
COELHO, Antonia Ediele de Freitas; MALHEIRO, João Manoel da Silva. Neuroeducação e a construção de Indicadores de Habilidades Cognitivas. Revista Educação, Santa Maria, v. 46, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644443817.
FERRAZ, Arthur Tadeu; SASSERON, Lúcia Helena. Espaço interativo de argumentação colaborativa: condições criadas pelo professor para promover argumentação em aulas investigativas. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, e2658, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190117.
FORNAZARI, Valéria Brumato Regina; OBARA, Ana Tiyomi. O uso de oficinas pedagógicas como estratégia de ensino e aprendizagem: a bacia hidrográfica como tema de estudo. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 166-185, 2017.
FRIGGI, Daniela do Amaral. O ensino de processos de separação de misturas por meio de análise dos livros didáticos e uso de atividades experimentais investigativas. 2016. 70f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Santa Maria, RS, 2016.
GALVÃO, Idmaura Calderaro Martins; ASSIS, Alice. Atividade experimental investigativa no ensino de física e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. 14-26, 2019.
GAMELEIRA, Susie Taís; BIZERRA, Ayla Marcia Cordeiro. Identificação de conhecimentos prévios através de situações-problema. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, n. 2, p. 130-147, 2019.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos da Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GONÇALVES, Fábio Peres; MARQUES, Carlos Alberto. A experimentação na docência de formadores da área de ensino de química. Química Nova na Escola, v. 38, n. 1, p. 84-98, fev. 2016.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1983.
MENDES, Luis Otavio Rodrigues; PROENÇA, Marcelo Carlos de; MOREIRA, Marco Antonio. Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas: reflexões sob o enfoque da aprendizagem significativa crítica. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 17-36, 2022. DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i255547.
MOTA, Maria Danielle Araújo; et al. Experimentação e docência nas ciências da natureza: o que pensam e fazem professores de laboratório de escolas públicas do Ceará? Revista Pedagógica, Chapecó, v. 25, p. 1-24, 2023.
OSÓRIO, Ticiane da Rosa. A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza: Licenciatura por meio da experimentação por investigação. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, ed. especial, abr. 2019.
RODRIGUES, Breno Dias; MALHEIRO, João Manoel da Silva. A escrita e o desenho na promoção de aprendizagens em um Clube de Ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 29, p. e23019, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320230019.
SILVA, Francislainy Natália da. Contribuições das atividades experimentais investigativas para a promoção de habilidades cognitivas no ensino superior em química. 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Lavras, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental, Lavras, MG, 2022.
SILVA, Marco Aurélio da; CANTANHEDE, Leonardo Baltazar; CANTANHEDE, Severina Coelho da Silva. Aprendizagem cooperativa: método jigsaw, como facilitador de aprendizagem do conteúdo químico separação de misturas. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 1-21, jan./abr. 2020.
SILVEIRA, Alessandra Schopf da. Experimentação através da resolução de problemas como ferramenta metodológica para formação de professores para o ensino de ciências na EPT. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Santa Maria, RS, 2018.
SUART, Rita de Cássia; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, p. 50-74, 2009.
ZOLLER, Uri. Algorithmic, LOCS and HOCS (chemistry) exam questions: performance and attitudes of college students. Internacional Journal of Science Education, v. 24, n. 2, p. 185-203, 2002.
ZOLLER, Uri; PUSHKIN, David. Matching Higher-Order Cognitive Skills (HOCS)
promotion goals with problem-based laboratory practice in a freshman organic
chemistry course. Chemistry Education Research and Practice, v. 8, n. 2, p. 153-171, 2007.
ZOMPERO, Andreia de Freitas; et al. Habilidades cognitivas apresentadas por alunos participantes de um projeto de iniciação científica no ensino médio. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 325-337, 2018. DOI: http://doi.org/10.14483/23464712.12838.
ZOMPERO, Andreia de Freitas; GONÇALVES, Carlos Eduardo de Souza; LABURÚ, Carlos Eduardo. Atividades de investigação na disciplina de Ciências e desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas a funções executivas. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 2, p. 419-426, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170020009.
ZOMPERO, Andreia de Freitas; HOLPERT, Laura Nívea Rosa Silva. Habilidades cognitivas de percepção das evidências expressas por estudantes brasileiros do EnsinoMédio na resolução de situações-problemas. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v. 18, n. 38, p. 15-27, dez. 2019.