Entre a Cultura Lúdica e a Cultura Infantil: Um estudo sobre o Fazer-Fazendo da Docência de Professoras de Educação Infantil
Resumo
O debate sobre a temática da ludicidade ampliou-se nos últimos anos, especialmente para pensar o fazer-fazendo da docência em Educação Infantil. Além disso, estudos e pesquisas com as crianças e suas brincadeiras em cena estão mais intensos neste último século, principalmente relacionados às suas vozes, às suas escutas e a produção das culturas infantis. As crianças desde bebês são reconhecidas como cidadãs de direitos, protagonistas, agentes sociais, produtoras de culturas e sujeitos com potencialidades. Tal compreensão possibilita pensar práticas educativas e pedagógicas com oportunidade de vivenciar a brincadeira, em suas diversas experiências lúdicas, para promover os direitos das crianças em um contexto educacional que se contrapõe a escolarização, muitas vezes precoce e compulsiva, de antecipação de disciplinas e conteúdos escolares sequencias, em uma lógica de preparação para o Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Cultura Lúdica; Cultura Infantil; Fazer-Fazendo; Docência; Educação Infantil.
Downloads
Referências
BARROS, Manoel de. Memórias Inventadas: a infância. São Paulo: Planeta Editorial, 2002
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRASIL. Decreto no 99.710, de 21 de novembro de 1990. Promulga a Convenção sobre os Direitos da Criança. 1990. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d99710.htm>. Acesso em: 21 jun. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de
Dezembro de 1996.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2009. 562p.
DORNELLES, Leni V. Na escola infantil todo mundo brinca se você brinca. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. (Org.). Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: ArtMed, 2001. p. 101-108.
FINCO, Daniela; OLIVEIRA, Fabiana de. A sociologia da pequena infância e a diversidade de gênero e de raça nas instituições de educação infantil. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart; FINCO, Daniela (Org.). Sociologia da infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. p. 55-80.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JAMES, A.; PROUT, A. A new paradigm for the sociology of child-hood?: provenance, promise and problems. In: JAMES, A.; PROUT. A. Constructing and reconstructing childhood. London: Falmer, 1997.
MARTINS FILHO, Altino José; MARTINS FILHO, Lourival José. O trabalho educativo e os processos de socialização: adultos e crianças configurando regras e estratégias no interior da creche. Percursos, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 60-76, jan. / jun. 2008. Disponível em:. Acesso em: 12 ago. 2019.
MARTINS FILHO, Altino José. Minúcias da vida cotidiana no fazer-fazendo da docência na educação infantil. Editora Insular, Florianópolis, 202O.
MARTINS FILHO, Altino José. Criança pede respeito: temas em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2015.
MARTINS FILHO, Altino José. Crianças e adultos na creche: marcas de uma relação. Dissertação de Mestrado. 2013.
MARTINS FILHO, Altino José; DORNELLES, Leni Vieira. Apresentação. In: MARTINS FILHO, Altino José; DORNELLES, Leni Vieira (Org.). Lugar da criança na escola e na família: a participação e o protagonismo infantil. Porto Alegre: Mediação, 2018. p. 07-10.
MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia Dias (Org.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
PINO, Angel. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, ano 21, n. 71, p. 45-78, jul. 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000200003
VYGOTSKY, Liev Seminovichi. Psicologia Pedagógica. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.