Infâncias, crianças e espacialidades

Autores

Resumo

O presente artigo apresenta, na sua primeira seção, o conceito de infância como uma construção social. Na segunda seção, analisa-se o espaço sob a perspectiva da criança, com base na Geografia da Infância, tal Ciência permite que as crianças sejam ouvidas de forma a compreender os diversos usos e significados que elas dão ao espaço. O referencial teórico foi fundamentado em estudos da Sociologia e Psicologia da Infância, bem como da Geografia da Infância. O percurso metodológico utilizado foi de uma pesquisa bibliográfica e os resultados desse estudo apontaram que: as crianças têm uma relação singular com o espaço de forma plural e diversa.

 Palavras-chave: Infâncias; Crianças; Espaço Geográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayse Leite Pereira, Universidade Federal do Pará

Mestre em Geografia, pedagoga da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGED da Universidade do estado do Pará.

Leia Gonçalves de Freitas, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação, professora da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira. Líder do grupo de estudos e pesquisa Infâncias Amazônicas e Formação Docente.

Referências

ABRAMOWICZ, A; RODRIGUES, T. C. Descolonizando as pesquisas com crianças e três obstáculos. Educ. Soc., Campinas/SP: v. 35, n. 127, p. 461-474, abr.-jun. 2014. Disponível em: www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 6 de mai. de 2020.

ARIÈS, P. História social da infância e da família. Tradução: D. Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 1978.

BEHNKEN, I.; HONIG M. S. (org.) In: MUCHOW, Martha; MUCHOW, Hans Heinrich. Der Lebensraum des Groβtadtkindes. Doutschland: Beltz Juventa, 2012.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990.

BRONFENBRENNER, U. Fortalecendo os sistemas da família. In: BRONFENBRENNER, U. Bioecologia do desenvolvimento humano: Tornando os seres humanos mais humanos (p. 277-289). Porto Alegre: Artmed, 2011.

CORSARO, W. A. Sociologia da Infância. 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 2011.

FANTIN, M. No mundo da brincadeira: jogo e cultura na Educação Infantil. Florianópolis: Cidade Futura, 2000.

FICHTNER, B. Instrumento — Signo – Mímesis: O potencial de “representações simbólicas” na perspectiva da abordagem histórico-cultural. In: SILVA, L. S.P.; LOPES, J. J. M. Diálogos de pesquisas sobre crianças e infâncias. Niterói-RJ: UFF, 2010.

KOHAN, W. O. A infância da educação: o conceito devir-criança. In: KOHAN, W. (Org.). Lugares da Infância. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

KRAMER, S. A infância e sua singularidade. In: BEAUCHAMP, J; RANGEL, S.D.; NASCIMENTO, A. R. (orgs.). Do Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

LARROSA, J. Pedagogia profana-danças, piruetas e mascaradas. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

LOPES, J. J; FICHTNER, Bernd. O espaço de vida da criança: contribuições dos estudos de Marta Muchow às crianças e suas espacialidades. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 26, n. 63, p. 755- 774, set./dez. 2017. Disponível em: www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5564.

Acesso em: 17 ago. 2020

LOPES, J. J. Geografia e Educação Infantil: Espaços e Tempos Desacostumados. Rio de Janeiro: Mediação, 2018.

LOPES, Jader Janer Moreira. Geografia das Crianças, Geografias das Infâncias: as contribuições da geografia para os estudos das crianças e suas infâncias. Contexto e Educação. Unijuí, v. 23, n. 79, 2008.

LOPES, J. J; FICHTNER, B. O espaço de vida da criança: contribuições dos estudos de Marta Muchow às crianças e suas espacialidades. Revista Educação pública, Cuiabá, v. 26, n. 63, p. 755-774, set./dez. 2017. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5564. Acesso em: 15 agosto. 2019.

MACEDO, N. D. Iniciação à pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. São Paulo, SP: Edições Loyola,1994.

SARMENTO, M. J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação e Sociedade, 26(91), 2005, p. 361-378.

SARMENTO, M. J. Sociologia da Infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, M. J.; GOUVÊA, M. C. S. Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.

SARMENTO, M. J. e PINTO, M. “As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo”. In; M. PINTO, M. J Sarmento (coord.), As Crianças: Contextos e Identidades. Braga. Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 1997.

Downloads

Publicado

2024-01-03