Infâncias, crianças e espacialidades

Autores

Resumo

O presente artigo apresenta, na sua primeira seção, o conceito de infância como uma construção social. Na segunda seção, analisa-se o espaço sob a perspectiva da criança, com base na Geografia da Infância, tal Ciência permite que as crianças sejam ouvidas de forma a compreender os diversos usos e significados que elas dão ao espaço. O referencial teórico foi fundamentado em estudos da Sociologia e Psicologia da Infância, bem como da Geografia da Infância. O percurso metodológico utilizado foi de uma pesquisa bibliográfica e os resultados desse estudo apontaram que: as crianças têm uma relação singular com o espaço de forma plural e diversa.

 Palavras-chave: Infâncias; Crianças; Espaço Geográfico.

Biografia do Autor

Dayse Leite Pereira, Universidade Federal do Pará

Mestre em Geografia, pedagoga da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGED da Universidade do estado do Pará.

Leia Gonçalves de Freitas, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação, professora da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira. Líder do grupo de estudos e pesquisa Infâncias Amazônicas e Formação Docente.

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Publicado

2024-01-03