Infâncias, crianças e espacialidades
Resumo
O presente artigo apresenta, na sua primeira seção, o conceito de infância como uma construção social. Na segunda seção, analisa-se o espaço sob a perspectiva da criança, com base na Geografia da Infância, tal Ciência permite que as crianças sejam ouvidas de forma a compreender os diversos usos e significados que elas dão ao espaço. O referencial teórico foi fundamentado em estudos da Sociologia e Psicologia da Infância, bem como da Geografia da Infância. O percurso metodológico utilizado foi de uma pesquisa bibliográfica e os resultados desse estudo apontaram que: as crianças têm uma relação singular com o espaço de forma plural e diversa.
Palavras-chave: Infâncias; Crianças; Espaço Geográfico.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, A; RODRIGUES, T. C. Descolonizando as pesquisas com crianças e três obstáculos. Educ. Soc., Campinas/SP: v. 35, n. 127, p. 461-474, abr.-jun. 2014. Disponível em: www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 6 de mai. de 2020.
ARIÈS, P. História social da infância e da família. Tradução: D. Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 1978.
BEHNKEN, I.; HONIG M. S. (org.) In: MUCHOW, Martha; MUCHOW, Hans Heinrich. Der Lebensraum des Groβtadtkindes. Doutschland: Beltz Juventa, 2012.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990.
BRONFENBRENNER, U. Fortalecendo os sistemas da família. In: BRONFENBRENNER, U. Bioecologia do desenvolvimento humano: Tornando os seres humanos mais humanos (p. 277-289). Porto Alegre: Artmed, 2011.
CORSARO, W. A. Sociologia da Infância. 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 2011.
FANTIN, M. No mundo da brincadeira: jogo e cultura na Educação Infantil. Florianópolis: Cidade Futura, 2000.
FICHTNER, B. Instrumento — Signo – Mímesis: O potencial de “representações simbólicas” na perspectiva da abordagem histórico-cultural. In: SILVA, L. S.P.; LOPES, J. J. M. Diálogos de pesquisas sobre crianças e infâncias. Niterói-RJ: UFF, 2010.
KOHAN, W. O. A infância da educação: o conceito devir-criança. In: KOHAN, W. (Org.). Lugares da Infância. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
KRAMER, S. A infância e sua singularidade. In: BEAUCHAMP, J; RANGEL, S.D.; NASCIMENTO, A. R. (orgs.). Do Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
LARROSA, J. Pedagogia profana-danças, piruetas e mascaradas. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
LOPES, J. J; FICHTNER, Bernd. O espaço de vida da criança: contribuições dos estudos de Marta Muchow às crianças e suas espacialidades. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 26, n. 63, p. 755- 774, set./dez. 2017. Disponível em: www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5564.
Acesso em: 17 ago. 2020
LOPES, J. J. Geografia e Educação Infantil: Espaços e Tempos Desacostumados. Rio de Janeiro: Mediação, 2018.
LOPES, Jader Janer Moreira. Geografia das Crianças, Geografias das Infâncias: as contribuições da geografia para os estudos das crianças e suas infâncias. Contexto e Educação. Unijuí, v. 23, n. 79, 2008.
LOPES, J. J; FICHTNER, B. O espaço de vida da criança: contribuições dos estudos de Marta Muchow às crianças e suas espacialidades. Revista Educação pública, Cuiabá, v. 26, n. 63, p. 755-774, set./dez. 2017. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5564. Acesso em: 15 agosto. 2019.
MACEDO, N. D. Iniciação à pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. São Paulo, SP: Edições Loyola,1994.
SARMENTO, M. J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação e Sociedade, 26(91), 2005, p. 361-378.
SARMENTO, M. J. Sociologia da Infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, M. J.; GOUVÊA, M. C. S. Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.
SARMENTO, M. J. e PINTO, M. “As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo”. In; M. PINTO, M. J Sarmento (coord.), As Crianças: Contextos e Identidades. Braga. Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 1997.