INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Ideir Coto IFRO
  • Pedro Vinícius Rodrigues Dias IFAM

Resumo

Este trabalho visa abrir um leque de conhecimento sobre a Inclusão digital no ensino superior, capacitando o docente para as novas tecnologias inseridas no meio acadêmico. Visando a inclusão das faculdades denominadas EAD, seguiu-se a necessidade da utilização do meio tecnológico voltado para o uso do computador como ferramenta de ensino do aluno e do professor.

 Palavras-chave: Inclusão Digital, Apropriação Tecnológica, Competência Informacional.

Biografia do Autor

Ideir Coto, IFRO

Mestrado em Administração pela Universidade Paulista/UNIP (2021). Pós-graduado em Educação Profissional e Tecnológica pela Cetiqt - RJ (2014), Pós-graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela UNESC - RO (2012), Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Nove de Julho - SP (2011)

 

Pedro Vinícius Rodrigues Dias, IFAM

Analista de Sistemas pela São Lucas Ji-Paraná-RO e Pós Graduado em Ciência de Dados pela UNIASSELVI, Atuou como Analista de Sistemas na Unimed Ji-Paraná, docente substituto no Instituto Federal de Rondônia, Técnico em Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e atualmente Docente EBTT do Instituto Federal do Amazonas(IFAM).

Referências

ALMEIDA, M, E, O Computador como Ferramenta de Reflexão na Formação e na Prática de Professores. São Paulo, Revista da APG. Nº11, ano VI, PUC-SP, 1997.

ALMEIDA, Maria ELizabeth B. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção escrita e leitura. In: VALENTE, José A.; ALMEIDA, Maria E. (orgs). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília. Secretaria de Educação Fundamental: MEC/SEF, 1998.

LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 1999

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Papirus, 2007.

MORAES, Maria Cândida. Informática Educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. Online. Disponível em

<http://edtec.net/Textos/Alia/MISC/edmcand1.htm> . Acesso em 15 de dezembro de 2012.

SILVEIRA, S. C. J. Software livre e inclusão digital. Porto Alegre: Conrad, 2003.

SUZUKI, Juliana Telles Faria. Tecnologias em educação: pedagogia / Juliana Telles Faria Suzuki, Sandra Regina dos Reis Rampazzo. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

TAKARASHI, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. MCT, Brasília, 2000.

TAJRA, Sanmyra Feitosa. Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade. 3ª ed. São Paulo: Ética, 2001.

VALENTE, J. A. Formação de educadores para o uso da informática na escola (org) Jose Armando Valente. Campinas, SP: Unicamp, 2003.

Downloads

Publicado

2023-07-31