INCLUIR OU EXCLUIR? EIS A QUESTÃO: UM DISCUSSÃO SOBRE A INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Rodrigo Alberto Toledo
  • Luciandro Tassio Ribeiro de Souza
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro

Resumo

A inclusão digital na educação brasileira é um assunto relevante e atual que se tornou bem mais evidente perante a pandemia da Covid-19 que expôs as profundas desigualdades no acesso à tecnologia e à internet, bem como a falta de formação e suporte técnico para os professores na adaptação ao ensino remoto. A exclusão digital se tornou um dos principais obstáculos para garantir a continuidade do processo educacional. Enquanto a inclusão digital é um passo essencial para garantir a equidade e a qualidade da educação brasileira. Desta forma, o trabalho objetiva discutir a inclusão digital na educação brasileira diante dos desafios impostos pela pandemia. A metodologia utilizada na composição deste estudo foi realizada através da revisão bibliográfica que consistiu na busca de artigos, livros e outras publicações de autores da área educacional, a fim de compreendermos as questões relacionadas à inclusão digital e aos desafios da educação brasileira. Como considerações, destacamos ser fundamental que políticas públicas efetivas sejam criadas para garantir o acesso à tecnologia e à internet de qualidade. Isso implica em investimentos em infraestrutura, especialmente em áreas rurais e comunidades de baixa renda, onde a exclusão digital é mais acentuada. Além disso, é importante desenvolver programas de formação e suporte técnico, não apenas para os professores, mas também para os alunos, a fim de que todos possam utilizar as tecnologias de forma eficaz.

Biografia do Autor

Rodrigo Alberto Toledo

Professor Colaborador na UNICAMP/FCA, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, ICHSA. Desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado na Unicamp-FCA no ICHSA. Tem pós-Doutorado em Ciências Sociais pela UNESP-FLCAR. Doutor em Ciências Sociais (2013), com período sanduíche na Universidade de Salamanca, USAL, Instituto de Iberoamérica e Centro de Estudios Brasileños. Mestre em Sociologia (2006), pela UNESP/Araraquara. Desenvolve pesquisas sobre teorias democráticas, teorias sociológicas, desigualdades sociais, vulnerabilidade, espoliação urbana, processo de planejamento urbano e metodologias participativas na formulação de políticas públicas.

Luciandro Tassio Ribeiro de Souza

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de vida da Universidade Federal do Oeste do Pará – (PPGSAQ/UFOPA). Graduado em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA 2014 - 2017). Graduado em Licenciatura em Informática Educacional pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA 2018 - 2022). Especialista em Letras - Português e Literatura pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI 2019 - 2020). Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Libras pela Faculdade Estratego (2021-2022). Membro do Grupo de estudos e pesquisa PRAXIS UFOPA.

Tania Suely Azevedo Brasileiro

Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), lotada no Instituto de Ciências da Educação (ICED), junto a Licenciatura em Informática Educacional. Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação: Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida - mestrado acadêmico (PPGSAQ/UFOPA); Sociedade, Natureza e Desenvolvimento - doutorado (PPGSNDUFOPA) e doutorado em Educação na Amazônia - Associação plena em Rede (PGEDA/EDUCANORTE), assumindo a coordenação do PGEDA no Polo Santarém (UFOPA – UNIR) (2020-2022). Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (IP/USP, 2009), com estágio pós-doutoral na Universidade de Havana/Cuba. Doutorado em Educação pela Universidad Rovira i Virgili/Espanha (2002, título revalidado na FE/USP). Graduada em Educação Física, Recreação e Jogos, em Psicologia e em Pedagoga. Orienta pesquisas de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica. Líder do grupo de estudos e pesquisa PRAXIS UFOPA (CNPq). 

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Publicado

2023-07-31