A SOCIEDADE DE CONSUMO COMO CRISE DO HUMANISMO EM JEAN BAUDRILLARD: OS OBJETOS E A ANULAÇÃO DO HOMEM-SUJEITO

Autores

  • Antônio Wagner Veloso Rocha Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

Resumo

O propósito deste artigo consiste em desenvolver uma reflexão acerca do modo como o pensamento de Jean Baudrillard aponta a realidade da sociedade de consumo como responsável pela crise do humanismo na contemporaneidade. Utilizando-se de três instrumentos fundamentais, a saber, a psicanálise, a linguística e a visão marxista da produção, Baudrillard rompe com as concepções tradicionais do mundo presentes na cultura ocidental. Isto lhe permite discutir os efeitos que a sociedade de consumo provoca nas relações humanas, a começar pela construção de uma falsa noção de liberdade e anulação do homem em função da centralidade dos objetos.

Palavras-chave: Baudrillard; sociedade de consumo; capitalismo; relações humanas; objetos.

 

Abstract

The purpose of this article is to develop a reflection on the way in which Jean Baudrillard's thought points to the reality of consumer society as responsible by the crisis of humanism in contemporary times. Using three fundamental instruments, namely, psychoanalysis, linguistics and the marxist vision of production, Baudrillard breaks with the traditional conceptions of the world present in western culture. This allows you to discuss the effects that the consumer society has on human relations starting with the construction of a false notion of freedom and the annulment of man due to the centrality of objects.

Key words: Baudrillard; consumer society; capitalism; human relations; objects.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Rocha, A. W. V. (2024). A SOCIEDADE DE CONSUMO COMO CRISE DO HUMANISMO EM JEAN BAUDRILLARD: OS OBJETOS E A ANULAÇÃO DO HOMEM-SUJEITO. PRISMA - Revista De Filosofia, 6(1), 1–12. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/15530