Edições anteriores

  • 60 ANOS DE PENSAMENTO FILOSÓFICO NO AMAZONAS
    v. 3 n. 2 (2021)

    O presente número da PRISMA, Vol. 3, número 2, jul./dez. de 2021, dá continuidade à comemoração dos 60 ANOS DE PENSAMENTO FILOSÓFICO NO AMAZONAS, acontecimento este celebrado como expressão simbólica da presença resistente, obstinada e tenaz do pensamento filosófico, domiciliado no Curso de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas e radicado na Amazônia: terra fecunda, que não abriga somente o Curso ora festejado, mas também o legado de uma inelutável metafísica poética decantada nos “estatutos do homem”, no “faz escuro, mas eu canto”, pensados e entoados pelo “Andarilho da Liberdade” e “Filho das Águas’, Thiago de Mello.

     

    Capa: Yasmin M. de Carvalho

  • Pesquisas em Filosofia
    v. 4 n. 2 (2022)

    O Vol. 4, número 2, jul. / dez. de 2022, da PRISMA, reúne artigos das diversas áreas da Filosofia e suas interfaces, denotando a pluralidade e a polifonia do pensamento filosófico. Nesse sentido, com a publicação do presente número, a PRISMA busca consolidar-se como espaço de partilha da pesquisa em Filosofia, fazendo ecoar a liberdade de manifestação do pensamento plural, tão caro à democracia que recentemente foi aviltada em nosso país numa tentativa golpista de fazer ruir as instituições democráticas. Face à barbárie, o constante exercício do pensamento filosófico livre e plural é também resposta necessária e oportuna.

     

    Capa: Vivianne Batista Riker de Sousa

  • Pluralidade da Reflexão Filosófica
    v. 5 n. 2 (2023)

    EDITORIAL

    O presente número da PRISMA pretende expressar a pluralidade da reflexão filosófica no que concerne aos conteúdos e métodos da Filosofia, reunindo temas e problemas de diferentes períodos filosóficos, sob perspectivas e considerações distintas, no exercício do enfrentamento da realidade e, conforme Hannah Arendt, na atividade intelecual da responsabilidade política pelo mundo, que implica a responsabilidade crítica e social do filósofo que, na esfera pública, questiona, ensina e busca impedir a banalização do mal nas suas diversas formas.

    [...]

     

    Capa: Yasmin Martins de Carvalho

  • DOSSIÊ "EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DE FILOSOFIA"
    v. 2 n. 1 (2020)

    É com grande satisfação que lançamos o Vol 2, Nº 1, de 2020, da PRISMA - Revista de Filosofia, pelo qual apresentamos o Dossiê EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DE FILOSOFIA.

  • 60 ANOS DE PENSAMENTO FILOSÓFICO NO AMAZONAS
    v. 3 n. 1 (2021)

    A PRISMA - Revista eletrônica do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, tem a satisfação de lançar seu volume 3, número 1, janeiro/junho de 2021, alusivo aos 60 anos do Curso de Filosofia da UFAM. Neste número, além de textos de egressos (as)  e professores (as) do Curso, há artigos de autores (as) de outras instituições que versam sobre as mais diversas áreas da pesquisa filosófica.

    Capa: Paneiro Amazônico (Canva)

    Arte de Yasmin Martins

  • PESQUISAS EM FILOSOFIA
    v. 4 n. 1 (2022)

    O recente número da PRISMA, Vol. 4, número 1, jan. / jun. de 2022, é constituído de artigos com temáticas diversas que representam a riqueza das pesquisas em Filosofia, desde as que investigam temas recorrentes àquelas que buscam estabelecer relações teórico-conceituais entre a Filosofia e outras áreas do conhecimento.

    Esse número, sem dúvida, reflete a diversidade e a multiplicidade das Pesquisas em Filosofia que se avolumam e alcançam cada vez mais qualidade, mas também, para seus editores, mostra-se como um bom indicador do caminho certo, pois confirma a inserção do Amazonas no circuito nacional da divulgação da pesquisa e da produção filosóficas.

    Os Editores

     

    Capa: Yasmin M. de Carvalho

     

  • Pesquisas em Filosofia
    v. 5 n. 1 (2023)

    O Vol. 5, número 1, jan. / jun. de 2023 da PRISMA é publicado em um contexto sócio-político de retomada das políticas públicas voltadas para a pesquisa e a educação, ampliando, novamente, os espaços públicos de discussão sobre a filosofia, as ciências, a educação e o ensino, como se observa, por exemplo, com relação à discussão sobre o Novo Ensino Médio (NEM). Igualmente, o momento apresenta-se como retomada de certa estabilidade da democracia no país, ainda que isso esteja longe de significar a redução das desigualdades sociais. Nesse contexto, a história ensina que os avanços não podem ser considerados como absolutos e tampouco perenes, alertando, dessa forma, para a necessária e constante postura vigilante contra os ataques dos detratores da Filosofia, da Ciência e da Cultura.

    O presente volume contém artigos das diversas áreas da Filosofia, com abordagens distintas em virtude da pesquisa filosófica ser múltipla e dinâmica, permitindo, conforme afirma Ortega y Gasset, “representar as variações do pensar não como uma mudança na verdade de ontem, que a converta em erro para hoje, mas como uma mudança na orientação do homem, que o leva a ver à sua frente outras vedades distintas das de ontem”. Ver a verdade do tempo presente na imanência da diversidade dos seres: eis um dos objetivos do pensamento filosófico trazido à lume pela PRISMA.

     

    Capa: Vivianne Batista Riker de Sousa

  • FILOSOFIA E SEU ENSINO EM DISCUSSÃO
    v. 2 n. 2 (2020)

    O presente Vol. 2, número 2 da PRISMA – Revista de Filosofia, denominado FILOSOFIA E SEU ENSINO EM DISCUSSÃO, discute a Filosofia e seu ensino no contexto atual, o qual é marcado por ações que atacam e restringem a democracia e a filosofia por meio de políticas públicas educacionais tendenciosas, com forte apelo elitista e excludente, que tendem a cercear o uso público da razão.