É FILOSÓFICA A MATEMÁTICA? FILOSOFIA DA MATEMÁTICA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DE TALES DE MILETO

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Resumo

O objetivo deste artigo é defender uma perspectiva filosófica relacional da matemática e da educação matemática a partir de Tales de Mileto. As vantagens dessa perspectiva são diversas, como o incentivo a uma postura crítica e dialógica na construção do saber teórico, na forma do diálogo entre seus pares e na relação professor-estudante; a permanente abertura à revisão do próprio pensamento; o reconhecimento do vínculo fundamental do prático ao teórico e à própria concepção relacional da matemática como razão, αναλογία. Para tanto, iniciaremos com uma introdução às questões filosóficas da matemática, em especial, a relação entre filosofia e matemática. Em seguida, faremos um levantamento dos pressupostos do pensamento filosófico-matemático de Tales, bem como suas contribuições para o método matemático e para a ontologia. Por fim, levantaremos esta discussão da perspectiva das filosofias da educação matemática e filosófica, tendo como demonstração de nossa argumentação, a proposta de um plano de aula para o ensino médio que contemple a perspectiva discutida ao longo do texto.

Palavras-chave: filosofia da matemática; filosofia da educação matemática; Tales de Mileto; ensino de filosofia.

 

Abstract

The aim of this article is to advocate for a relational philosophical perspective of mathematics and mathematical education based on Thales of Miletus. The advantages of this perspective are manifold, such as encouraging a critical and dialogical stance in the construction of theoretical knowledge, in the form of dialogue among peers and in the teacher-student relationship; the constant openness to revising one’s own thinking; the recognition of the fundamental link from the practical to the theoretical and to the very relational conception of mathematics as reason, αναλογία. To this end, we will begin with an introduction to the philosophical issues of mathematics, especially the relationship between philosophy and mathematics. Next, we will survey the presuppositions of Thales’ philosophical-mathematical thinking, as well as his contributions to the mathematical method and to ontology. Finally, we will raise this discussion from the perspectives of the philosophies of mathematical education and philosophical education, demonstrating our argument with a proposal for a high school lesson plan that contemplates the perspective discussed throughout the text.

Keywords: philosophy of mathematics; philosophy of mathematics education; Thales of Miletus; philosophy teaching.

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Biografia do Autor

Antônio Cid Freitas Barros, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Filosofia (profissional) pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2012) com ênfase em Filosofia Moderna e pesquisa voltada para a educação bilíngue para surdos. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Ceará com pesquisa voltada para a dislexia. Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Filosofia Clínica com trabalhos voltados para a Filosofia Clínica e o espaço escolar. Trabalhou como Professor da Faculdade UNINTA - Itapipoca (2020.1 - 2021.1). Atualmente professor de Filosofia do Ensino Médio - SEDUC - CE, EEEP José Vidal Alves - Canindé.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Leal Heck, R., & Freitas Barros, A. C. (2024). É FILOSÓFICA A MATEMÁTICA? FILOSOFIA DA MATEMÁTICA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DE TALES DE MILETO. PRISMA - Revista De Filosofia, 6(1), 71–93. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/15316