Informação para Autores
A Mesopotâmia - Revista amazônica de estudos linguísticos e literários aceita trabalhos voltados aos estudos literários e linguísticos, dando especial ênfase à literatura de expressão amazônica e aos estudos linguísticos produzidos na Amazônia. Também são acolhidas quaisquer outras abordagens da área de Letras e das interfaces da literatura e da linguística. A revista publica apenas trabalhos originais e inéditos na forma de artigo. Para serem submetidos ao Conselho Editorial, os trabalhos, que podem ser redigidos em português, espanhol e inglês, devem atender às seguintes exigências:
a. Os artigos devem ser inéditos;
b. O envio de trabalhos originais já implica a autorização para publicação. Os artigos publicados serão de propriedade da Mesopotâmia e não haverá nenhuma remuneração para seus autores em relação aos direitos autorais;
c. As ideias contidas nos trabalhos enviados são de absoluta responsabilidade dos autores;
d. Caso seja sugerida alguma alteração do trabalho pela Comissão Editorial, o(a) autor(a) será comunicado(a);
e. A Revista Mesopotâmia será publicada semestralmente, e a submissão de artigos, em fluxo contínuo, pode ser feita a qualquer momento;
f. As normas de publicação estão no site da revista;
g. Os artigos deverão ser submetidos pelo site da revista http://www.periodicos.ufam.edu.br/mesopotamia
h. Os artigos serão submetidos à apreciação de dois(duas) pareceristas. No caso de haver um parecer contrário, o conselho editorial enviará o trabalho a um(a) terceiro(a) avaliador(a);
i. Poderão sumeter artigos para publicação: doutores, mestres e estudantes de graduação ou pós-graduação, desde que em coautoria com um(a) mestre(a) doutor(a);
j. Os autores cujos trabalhos não forem aprovados para publicação serão comunicados a respeito.
PADRONIZAÇÃO DOS ARTIGOS:
a. Tipo de fonte: Times New Roman ou Arial, corpo 12.
b. Espaçamento: espaço simples entre linhas e parágrafos; espaço duplo entre partes do texto e entre textos e exemplos, citações, tabelas etc;
c. Imagens: devem ser feitas pelo autor ou ter a autorização para a publicação;
d. Os trabalhos não podem ter extensão inferior a dez, nem superior a vinte páginas, incluídos referências, notas, resumos, gráficos e ilustrações.
e. As referências (somente para trabalhos efetivamente citados no texto) devem ser dispostas, em ordem alfabética, da seguinte forma:
LIVROS:
SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Ex.: SOUZA, Márcio. História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2019.
CAPÍTULOS DE LIVRO:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo em itálico. Preposição In: SOBRENOME, Nome (org.). Título do livro em itálico. Local de publicação: Editora, data, páginas.
Ex.: GUEDELHA, Carlos Antônio Magalhães. Astrid Cabral: metáfora da infância domada. In: ALBUQUERQUE, G. A. S. & NASCIMENTO, M de F. (Orgs.). Poesia e ficção na Amazônia Brasileira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 11-22.
ARTIGOS DE PERIÓDICO:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo (sem destaque). Título do periódico em itálico, volume e número do periódico, Local, mês (abreviado) e ano de publicação, página citada.
Ex. GUEDELHA, Carlos Antônio Magalhães. Euclides da Cunha: dois livros como vingança. Revista Decifrar. v.2, n.1, 2013, p.29-43.
TESES ACADÊMICAS:
SOBRENOME, Nome. Título da tese em itálico: subtítulo. Tipo de trabalho: Dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado, com indicação da área do trabalho) – vinculação acadêmica, local e data de apresentação da defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver), página citada.
Ex: ALVES, Valderiza de Almeida. Mad Maria, a Ferrovia do diabo: entre a ficção e a História. Tese (Mestrado em Letras), PPGL – Ufam, Manaus/AM, 2019, p. 80.
CITAÇÕES DE TEXTOS ON-LINE:
AUTOR(ES). Denominação ou Título: subtítulo. informações sobre o endereço eletrônico, apresentado.
Ex: DE BARROS, J. Influências da história em quadrinhos na educação. Brasil Escola, 2017. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais professores/influencias-historia-quadrinhos-na-educacao.htm>. Acesso em: 17 jul. 2017.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se restringir ao último sobrenome do autor, à data de publicação e à página, quando necessário.
Ex: (JAMESON, 1997, p. 32).
OS TRABALHOS DEVEM AINDA TER:
a. TÍTULO em português, com sua tradução para o inglês, ou na língua estrangeira em que foi escrito o artigo, com sua tradução em português; centralizado, em maiúsculas, em negrito;
b. Nome do(s) autor(es), sem destaque, duas linhas abaixo do título, seguido(s) de uma nota de rodapé contendo a identificação do autor: instituição de origem, titularidade acadêmica e funcional, e endereço eletrônico. No caso de trabalho proveniente de país estrangeiro, apresentar o nome da cidade e do país;
c. RESUMO: o texto deverá vir acompanhado de um resumo na língua em que foi escrito, colocado após o nome do autor, e de um resumo em inglês (abstract). O resumo não poderá ultrapassar 15 linhas. As palavras RESUMO e ABSTRACT devem vir em maiúsculas, seguidas de dois pontos, três linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento. Na mesma linha, iniciar o texto do resumo ou do abstract;
d. Palavras-chave: na língua utilizada no artigo e em inglês (keywords) – no máximo cinco, separadas por ponto final.
A desconsideração de qualquer norma implicará a não-aceitação do trabalho.
Programa de Pós-Graduação em Letras
Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas
Av. Gal. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3000, Coroado, Campus Universitário, Pavilhão Prof. Mario Ypiranga Monteiro, CEP: 69077-000 – Manaus/AM.
Contatos:
gremplexa@ufam.edu.br
Prof. Dr Carlos Antônio Magalhães Guedelha
Profa. Dra. Iná Isabel de Almeida Rafael
Editores