DIVERSIDADE CULTURAL NO AMBIENTE ESCOLAR: A QUESTÃO INDÍGENA NO CÃMPUS AMAJARI-IFRR
Resumo
O presente artigo resulta de uma participação em uma mesa redonda na Universidade Federal de Roraima, no I Encontro Estadual de História da ANPUH e a X Semana de História da UFRR em 2018, com o tema Educação e diversidade. Nesta ocasião, foi apresentada uma experiência como docente de História e doutorando em Sociologia da Educação na Universidade de São Paulo (USP) no Programa de Educação, descrevendo o que ocorre no Instituto Federal de Roraima (IFRR), Câmpus Amajari, no qual, conjuntamente com outros docentes, há esforços para incluir aspectos das comunidades originárias locais nos componentes curriculares das disciplinas de Português, História, Sociologia, Biologia e disciplinas técnicas na área de Zootecnia, tendo como objetivo valorizar a diversidade cultural da região. Esse projeto foi contemplado com uma bolsa do INOVA (Programa Institucional de Fomento a Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras).