Dos limões à limonada: explorando a traição e o amor afrocentrado através do álbum visual Lemonade

BLACKNESS AND AFFECTIVENESS THROUGH THE VISUAL ALBUM LEMONADE (2016)

Autores

  • Adriano Barbosa Silva Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Em 2016, utilizando de sua arte como um instrumento de engajamento político crítico no interior da indústria cultural, a cantora Beyoncé lança o álbum visual Lemonade, sendo este um produto audiovisual híbrido que mistura a estética do videoclipe com a construção narrativa do cinema e da televisão, oferecendo ao álbum fonográfico a sua visualidade, dialogando com a força da cultura visual pós-moderna. Neste, a artista propõe uma profunda reflexão sobre cura e autoconhecimento provocada a partir da experiência com a traição cometida pelo seu marido Jay-Z, o que a cantora nota ser uma espécie de maldição hereditária que não lhe atravessa de forma única, mas que marca a trajetória de outras mulheres negras. Utilizando como metodologia a análise fílmica aprofundada do conteúdo em diálogo com a leitura de referenciais teóricos sobre feminismo negro e amor afrocentrado, este artigo resgata quatro recortes do álbum visual Lemonade como objetos de estudo para compreender os impactos da opressão racista sobre a saúde e a longevidade de relacionamentos afetivo-sexuais entre pessoas pretas, tomando como ponto de partida o caso pessoal da cantora Beyoncé com a infidelidade praticada por seu cônjuge, tema que percorre toda a construção narrativa do álbum visual. Atesta-se, por fim, que, conforme a manutenção da colonialidade e do racismo, o espectro emocional e psicológico de sujeitos pretos são corrompidos o que dificulta o sucesso de suas relações amorosas fazendo, em contrapartida, com que o amor se torne também uma forma de resistência contra tais opressões.

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Biografia do Autor

Adriano Barbosa Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Laboratório de Estudos em História Cultural (LEHC). Integrante do grupo de pesquisa Estudos Africanos: Identidades, dinâmicas sociais e científicas. Membro da equipe editorial da Revista Discente do curso de História da UFAM - Manduarisawa. Desenvolvendo, de forma voluntária, um projeto de pesquisa científica sob o título ?Me serviram limões, mas eu fiz uma limonada?: uma análise das relações entre racismo, feminismo negro e amor afrocentrado através do álbum visual Lemonade (2016).

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Publicado

2024-05-18

Edição

Seção

Artigos Livres