EDITAL DE CHAMADA PARA ARTIGOS

2016-04-26

Em seu primeiro número, a Manduarisawa-Revista Eletrônica Discente do curso de História da UFAM propõe um dossiê temático voltado para o campo da História Social do Trabalho na Amazônia, em especial por reconhecer uma inequívoca expansão do campo e sua
inegável relevância. Considerando a constante necessidade de discutir as experiências e práticas sociais que englobam as categorias do trabalho na região amazônica, este dossiê visa fomentar o debate do campo da História do Trabalho que tem articulado discussões bastante amplas e diversificadas, como os estudos de gênero, a domesticidade, relações e interações entre trabalho livre e escravo, pós-abolição, identidade e migrações. Revisita também temas clássicos, como as múltiplas relações que se estabelecem entre os trabalhadores e suas organizações representativas; entre eles e o patronato, assim também como com o Estado.

A abertura de cursos de Pós-Graduação no Norte do país ampliou significativamente o processo de produção do conhecimento histórico em muitos estados da região e, desta forma, há, hoje, um conjunto bastante interessante e diversificado de pesquisas em andamento, favorecendo a recepção e ampliação do debate historiográfico de ponta na região, da mesma forma em que também termina por dar vazão à inovação historiográfica, com a projeção de novas e instigantes temáticas, praticamente desconhecidas pela comunidade acadêmica de outras regiões.

No interior destes Mundos do Trabalho, para usar a feliz e rica expressão consagrada por Eric Hobsbawm, os temas são os mais variados, indo desde a discussão de paradigmas interpretativos e debate historiográfico em torno da temática, até a análise da relações entre categorias distintas de trabalhadores, passando pelo tenso diálogo estabelecido pelas associações operárias com as mais diversas organizações da sociedade e instituições do Estado; pelos conflitos trabalhistas; as relações e distinções entre campo e cidade e entre trabalhadores urbanos e rurais, os mecanismos de controle e resistência, o trabalho feminino e infantil, etc.

Nesse sentido, o dossiê tem como objetivo articular pesquisas que, preocupadas com a Amazônia, hoje se desenvolvem sem muitas conexões tanto no cenário local e regional de produção, quanto no cenário nacional mais amplo, onde as pesquisas tendem recepcionar mais pontualmente as contribuições teóricas e metodológicas difundidas por instituições acadêmicas mais tradicionais, consolidadas e de grande impacto no processo formativo de quadros acadêmicos na área de História para as universidades brasileiras, incluindo-se ai também às do Norte do país. Colocando-se como um espaço aberto para a divulgação desses estudos, Manduarisawa quer ser também um veículo dessa interação, entendendo que as trocas multidirecionais que possam resultar desse debate enriquecerão ainda mais o campo da História Social do Trabalho.

Desta forma, fica aqui o convite para que pesquisadores de todo o país, com produção voltada sobre a temática aqui proposta, apresentem suas contribuições. Além do dossiê, a revista receberá contribuições para outras seções: Artigos Livres, Resenhas e Pesquisa de Experiência em Docência.

As colaborações devem configurar-se como artigos inéditos, por meio de textos enviados espontaneamente e nas condições e prazos estabelecidos por esta Chamada (acesse o Edital Completo aqui) para o email: revistadiscentehistoriaufam@gmail.com. PRAZO PRORROGADO ATÉ 27 DE JULHO DESTE ANO!

O material recebido será avaliado pelo conselho editorial e por pareceristas ad hoc, aos quais caberá a decisão de aprovação das contribuições recebidas.

A Manduarisawa-Revista Eletrônica Discente do curso de História da UFAM não se responsabiliza pela redação, nem pelos conceitos emitidos pelos colaboradores/autores dos artigos.