Vers des curriculums endogènes en Afrique
Keywords:
Système éducatif, curriculum, curriculum holistique, curriculum endogène, sociologie du curriculum, transposition curriculaire, réforme curriculaire, référentiel curriculaire, programme éducatif, langues nationales.Abstract
Este artigo apresenta uma reflexão curricular metodológica baseada nas experiências de campo das reformas dos sistemas educativos para as quais os coautores contribuíram, particularmente na África subsaariana. Partindo do princípio de que um currículo é sobretudo uma produção local, os coautores sugerem uma série de alavancas na cadeia de transposição curricular para facilitar o desenvolvimento de currículos endógenos: um distanciamento crítico dos modelos transnacionais; a fixação do trabalho curricular em contextos nacionais; o envolvimento de parceiros locais em todo o processo de desenvolvimento de um currículo através de abordagens de formação-ação inclusiva; o uso de quadros de referência curricular locais; o uso de bancos de situações emblemáticas. De forma transversal a todo o trabalho curricular, os coautores insistem na necessidade de um retorno aos idiomas nacionais nas escolas. Uma conclusão mostra as tensões e paradoxos que as reformas curriculares enfrentam regularmente.