EXPERIENCE D’UNE REFONTE CURRICULAIRE ÉTUDE DE CAS : LE LIBAN EN 2022

Autores

  • Georges N. Nahas

Resumo

Fazer evoluir um curriculum nacional (K-12), quando existe, é, em princípio, um processo normal que vem coroar os avanços pedagógicos, tendo em conta as mudanças societais e organizacionais próprias do país em que se opera esta evolução. Esta última pode ser profunda ou ligeira consoante os casos e depende em grande medida do tempo que separa a aplicação de tais
evoluções. O objectivo deste estudo de caso é esclarecer as especificidades de um caso particular, que tem um aspecto fenomenológico, um caso em que os dados políticos travam os esforços pedagógicos de avanço. Será então a ocasião de dar o exemplo de um caminho potencial que pode levar a realizar tal evolução em condições particularmente difíceis. Este estudo analisará principalmente os processos de coordenação, de mobilização e de concertação necessários para criar as condições pedagógicas propícias à concretização de tal evolução. O estudo salientará igualmente a importância dos desafios a enfrentar, neste caso e em casos semelhantes, e incidirá principalmente nas acções a realizar a montante e a jusante para superar as resistências à mudança que podem bloquear o processo. Ela tentará aproveitar este caso particular para tentar uma possível generalização em casos semelhantes.

Publicado

2023-12-27

Edição

Seção

Artigos