Política Editorial

Autoria

A revista exige titulação mínima para publicação, aceitando contribuições de pós-graduandos (stricto sensu), mestres e doutores. No caso de manuscritos realizados de modo coletivo, um dos coautores deve, necessariamente, ser pesquisador(a) doutor(a).

Graduados (incluindo discentes de pós-graduação lato sensu) e graduandos deverão submeter trabalhos em coautoria com professor(a) doutor(a).

Ao ter um trabalho publicado em um número da revista, um autor não poderá ser publicado nos dois números subsequentes, devendo aguardar o interstício de um ano antes de submeter novo manuscrito ao periódico.

Critérios de Avaliação

A Revista da FAARTES adota o processo de revisão duplo-cego, dividido em duas etapas: 1) análise preliminar e 2) avaliação pelos pares.

Os textos submetidos serão inicialmente analisados pela Equipe Editorial, que examinará a adequação do trabalho às Diretrizes para Autores e às normas técnicas. Em seguida, os trabalhos serão avaliados por um ou mais pareceristas (da Equipe Editorial ou ad hoc) que desenvolvam trabalhos similares aos propostos, levando em conta os seguintes critérios:

a) relevância do texto para a difusão e o desenvolvimento do conhecimento em artes, especificamente voltados às temáticas de interesse da revista;

b) originalidade (contribuição significativa ou inovadora);

c) uso adequado das normas técnicas, observando as Diretrizes para Autores da revista;

d) clareza conceitual e uso de referências atualizadas;

e) metodologia (adequação e profundidade na abordagem do assunto);

f) adequação ao Foco e Escopo da revista.

Os pareceristas poderão apresentar parecer favorável ou desfavorável ao trabalho em análise. Aos pareceristas também é reservado o direito de sugerir modificações, desde que estas não alterem as ideias do texto, para abreviar o processo de publicação. Nesse caso, o Editor encaminhará as sugestões aos autores, que deverão realizar as modificações no prazo determinado, observado o sigilo quanto ao nome dos respectivos pareceristas.

Publicação

A Revista da FAARTES adota o modelo de publicação contínua, exceto para manuscritos submetidos a Dossiês Temáticos, que possuem cronograma específico. No formato de publicação contínua, atualmente recomendado pela SciELO, os artigos aceitos são disponibilizados online assim que ficam prontos, evitando que os autores tenham que aguardar o fechamento de um volume ou número completo.

A publicação contínua possibilita que os artigos aprovados sejam prontamente consultados e citados, aumentando a visibilidade das pesquisas. O modelo também oferece flexibilidade aos editores, que podem ajustar o conteúdo do periódico de acordo com as necessidades da comunidade científica.

Uso da Inteligência Artificial (IA)

Em elaboração.

Livre Acesso e Taxas

Não é exigida nenhuma taxa de submissão, processamento ou publicação aos autores. Todos os artigos publicados têm acesso universal livre aos leitores em formato online, por meio de uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Dessa forma, a revista tem como princípio a democratização do conhecimento, ao divulgar gratuitamente a produção científica e acadêmica de excelência.

Privacidade

A Revista da FAARTES valoriza a privacidade de seus usuários e se compromete com a proteção dos dados pessoais de autores, avaliadores e leitores, conforme a Lei nº 13.709/2018 (LGPD). Os dados inseridos no sistema serão usados exclusivamente no processo editorial desta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.