PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ACADÊMICOS INGRESSANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS EM 2018

Autores

  • Alan Sérgio Mazzari Universitária pela Universidade Nacional de Rosario - Argentina
  • Nádia Maciel Falcão Universidade Federal do Amazonas
  • Ramon Fica Carrasco Universidade Nacional de Rosario, Argentina

Resumo

O estudo teve por objetivo analisar a partir das políticas públicas educacionais do Sistema de Seleção Unificada / Exame Nacional do Ensino Médio, Processo Seletivo Contínuo e Processo Seletivo para o Interior, o perfil socioeconômico dos estudantes ingressante no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET). Em busca da resposta ao objetivo proposto, foi realizado pesquisa e análise bibliográfica e documental. Em relação aos instrumentos utilizados para a coleta de dados, optou-se por um questionário com questões abertas e fechadas e, uma entrevista semiestruturada. Trata-se de um estudo de cunho explicativo e descritivo, caracterizada como um estudo de caso com abordagem quantitativo-qualitativa. Com os resultados do estudo, foi possível verificar que o perfil socioeconômico do ICET caracteriza-se por acadêmicos pardos, de 18 anos, com renda mensal da família de até 1 salário mínimo, natural de Itacoatiara e, oriundos do ensino básico público. A partir dos resultados obtidos, sem a comparação de resultados de outros estudos desenvolvidos no ICET antes da adoção das políticas educacionais, torna-se muito subjetivo concluir que estas políticas têm realmente proporcionado a democratização do acesso ao ensino superior público.

Palavras-chave: processos seletivos, democratização, políticas educacionais

Biografia do Autor

Alan Sérgio Mazzari , Universitária pela Universidade Nacional de Rosario - Argentina

Mestrando em Educação Universitária pela Universidade Nacional de Rosario - Argentina, Desde 2010 é Professor efetivo da Universidade Federal do Amazonas - (UFAM) desde 2010, Itacoatiara, Amazonas, Brasil

Nádia Maciel Falcão , Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação (2014) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro. Desde 2005 é Professora efetiva da UFAM, Manaus. Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM.

Ramon Fica Carrasco , Universidade Nacional de Rosario, Argentina

Professor efetivo da UNR - Universidade Nacional de Rosario, Argentina. Professor e orientador do Programa de Pós- Graduação em Educação Universitária da UNR, Argentina.

Downloads

Publicado

2020-06-11