A PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA-ACREANA ATRAVÉS DO ASAS DA FLORESTANIA

Autores

  • Valdemar Matos Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC.
  • Maria das Graças Alves Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC
  • Jailene Ribeiro Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC

Resumo

A diversidade cultural, social, linguística, faunística e etológica que existe na Amazônia, é palco de uma beleza exuberante e objeto de estudos de diversos pesquisadores do mundo inteiro. No entanto, o tamanho considerável da Amazônia, faz com que exista uma reflexão a despeito das necessidades que existem dentro das comunidades que residem na Amazônia. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo relatar a respeito do Asas da Florestania, um programa de Educação do Campo idealizado pelo Estado do Acre com a intenção de ofertar educação pública e de qualidade para os povos da floresta da Amazônia-Acreana. Ademais, para a metodologia do estudo, foi adotado um levantamento bibliográfico dos trabalhos que mencionam acerca do Asas da Florestania, com o objetivo de encontrar fundamentação teórica para o fomento da discussão da temática proposta neste estudo. Ao analisarmos os diversos trabalhos que utilizam o Asas da Florestania como objeto de estudo e observarmos o quanto o programa tem sido essencial para as populações do campo no Acre, foi possível concluir que o Asas da Florestania tem sido um programa assistencialista para o homem do campo e primordial para a autonomia das populações que residem na Amazônia-Acreana.

Palavras-Chave: Educação do Campo; Amazônia-Acreana; Políticas Públicas.

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Biografia do Autor

Valdemar Matos Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC.

Graduando de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC

Maria das Graças Alves Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC

Mestre em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - FSP/USP. Professora de Psicologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

Jailene Ribeiro Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC

Pedagoga, Especialista em Docência do Ensino Superior e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Rural, Educação Profissional, Educação a Distância e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação de jovens e adultos, educação no campo, educação ambiental, educação a distância, prática pedagógica e história da educação

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Publicado

2020-06-11