A PRESENÇA DA MULHER NEGRA E O EMPODERAMENTO FEMININO NO CURRICULO: Um estudo no Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

Autores

  • Maria Aparecida Costa Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
  • Carmen Tereza Velanga Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Alice Cristina S.L.M.de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
  • Melissa Velanga Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
  • Marlene Rodrigues Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Suely Aparecida Do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Resumo

RESUMO: O artigo tem por finalidade analisar como se move o currículo diante da questão da mulher negra em um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), na cidade de Colorado do Oeste, na percepção de professoras e uma supervisora pedagógica.   Em 2003, a Lei nº 10.639 alterou a LDB - Lei de Diretrizes e Base da Educação (Lei nº 9.394/96) para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira. No ano de 2008, a Lei nº 11.645 alterou novamente a LBD para incluir no currículo a obrigatoriedade do estudo da história e cultura dos povos indígenas. Assim, a legislação passou a exigir a inclusão, no currículo oficial da rede de ensino, com a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. O objetivo e trazer reflexões pertinentes ao campo do currículo em atendimento a questão da mulher negra, diante da legislação em vigor, a partir das concepções de seus professores e de suas práticas pedagógicas. Para este propósito desenhou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo descritiva, desenvolvida em 2018, cujos instrumentos foram a entrevista com docentes, e um auto depoimento de uma técnica em assuntos educacionais, todas elas mulheres negras. Para análise dos dados foram utilizados os procedimentos da análise de conteúdo (Bardin,1977). Os dados revelam dificuldades para que o ensino seja inclusivo e que saiba tratar adequadamente a temática, quer seja pela formação do professor que não a contempla com adequação e aprofundamento exigido, quer pela falta de materiais didáticos nas escolas, ou pela pouca importância dada no currículo ao tema.

 

Palavras-chave: Currículo. Mulher negra. Empoderamento feminino.

 

ABSTRACT : The article aims to analyze how the curriculum moves in the face of the issue of black women in a Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO), in the city of Colorado do Oeste, in the perception of teachers and a pedagogical supervisor . In 2003, Law No. 10,639 amended the LDB - Law of Directives and Bases of Education (Law No. 9.394 / 96) to include in the official curriculum of the education system the obligation to study Afro-Brazilian history and culture. In 2008, Law No. 11,645 again amended the LBD to include in the curriculum the obligation to study the history and culture of indigenous peoples. Thus, the legislation now requires the inclusion, in the official curriculum of the educational network, of the obligation to study Afro-Brazilian and indigenous history and culture. The objective is to bring pertinent reflections to the field of curriculum in order to attend to the issue of black women, in face of the legislation in force, based on the conceptions of their teachers and their pedagogical practices. For this purpose, a research with a qualitative approach of the descriptive type, developed in 2018, whose instruments were the interview with teachers, and a self-report of a technique in educational subjects, all of them black women. Content analysis procedures (Bardin, 1977). The data reveal difficulties for the education to be inclusive and that is able to treat the subject adequately, either by the teacher training that does not contemplate it with the necessary adaptation and deepening, or by the lack of didactic materials in the schools, or by the little importance given in the curriculum to the theme.

 

Keywords: Curriculum. Black woman. Female empowerment.

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Publicado

2019-06-29