PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA ARTICULAÇÃO DE SABERES TRADICIONAIS AO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTOS RIBEIRINHOS NO AMAZONAS
Resumo
O artigo aborda articulações de saberes tradicionais no ensino de ciências, considerando as escolas ribeirinhas e a etnobotânica. Trata-se de uma revisão bibliográfica em produções científicas publicadas no período de 2010 a 2020 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações das instituições de ensino superior no Amazonas. As produções revisadas consideram prioridade articular os saberes vividos em comunidades ribeirinhas no ensino de ciências, possibilitando um currículo contextualizado e interdisciplinar. Os resultados também apontam algumas questões inerentes à educação em comunidades ribeirinhas, como: professores que não articulam os conhecimentos, séries multisseriadas e a necessidade de um currículo intercultural. De uma forma geral, todas as pesquisas analisadas relataram diversos saberes das comunidades ribeirinhas no Amazonas, dentre esses conhecimentos sobre plantas, tornando essencial a valorização desses conhecimentos no ensino de ciências.
Palavras chave: Saberes tradicionais, Ensino de ciências, Plantas.