DOCENTE E DOCÊNCIA EM CARÁTER SUBSTITUTIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Marlene Schüssler D’Aroz UFAM

Resumo

O presente estudo aborda a docência no ensino superior e tem como objetivo apresentar reflexões acerca da função docente em caráter substitutivo, tomando como foco de análise experiências da autora como docente substituta em uma Universidade Federal Pública Brasileira. Este artigo estrutura-se a partir de fios teóricos, legislações brasileiras e experiências que contemplam a formação docente. Os resultados indicam a provisoriedade da função, mas também aprendizagens potencializadoras para níveis mais altos de atuação. A docência não deve ser habilitação pensada apenas para suprir rapidamente o mercado de trabalho, mas primar pela valorização e formação envolvendo escola, universidade, docente e sociedade. Salienta-se a importância de refletir sobre o contrato temporário de trabalho, lançando um novo olhar para a prática da docência em caráter substitutivo, visto que essa prática é ainda amplamente ofertada.

Palavras-chave: Docência universitária; Professor substituto; Formação docente.

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Biografia do Autor

Marlene Schüssler D’Aroz, UFAM

Pedagoga. Pós-doutora em Educação. Pesquisadora da infância e formação de professores. Docente do Ensino Superior no Curso de Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA-UFAM). Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, Ciências e Humanidades (PPGECH-UFAM).

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Publicado

2024-07-01