PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO COMÉRCIO DE VESTUÁRIO NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE CANDEIAS DO JAMARI – RO, PÓS PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
Este artigo tem como objetivo geral propor um planejamento estratégico em uma microempresa do comércio de vestuário - Loja torra tudo (onde o chique é comprar barato – ME), localizado no município de Candeias do Jamari – RO no período de novembro de 2022 a março de 2023. Os procedimentos metodológicos utilizados têm como características a pesquisa aplicada, sobre os objetivos do tipo exploratória, com técnicas de pesquisas bibliográficas e sobre a abordagem do tema foi de caráter qualitativo. Para a coleta de dados e desenvolvimento da pesquisa foi através de entrevista não estruturada. Foram utilizadas 12 questões, para dar suporte no desenvolvimento do planejamento estratégico. Para os resultados foi dividido por etapas: a primeira etapa que foi a definição do negócio, logo após a identificação de visão e a definição de missão. Tendo em vista que a empresa não possuía missão e visão, como elemento cultural organizacional. Foi feita uma análise do ambiente de trabalho, através da ferramenta matriz SWOT. Consequentemente partiu para definir o posicionamento estratégico da empresa e objetivos. Por último, já com objetivos em definição, foi realizado um plano de ação. Contudo, os objetivos específicos foram atendidos e sugeridos uma proposta para a proprietária da loja. A elaboração do planejamento estratégico foi apresentada e entregue. Um fator importante que ocorreu foi nas limitações desta implantação, pois como é uma proposta ainda pode prosseguir e sofrer ajustes. Portanto é importante ressaltar que independentemente do tamanho da empresa, torna-se essencial o planejamento estratégico ajudando a organização como um todo.
Palavras-chave: Planejamento estratégico. Covid-19. Matriz SWOT.