JOGOS EDUCATIVOS: RECURSOS PEDAGÓGICOS QUE FACILITEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Geângela Azevedo de Souza UFAM
  • Ângela Tecia de Lima Amorim UFAM
  • Eulina Maria Leite Nogueira UFAM

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de parte da pesquisa bibliográfica onde foram analisadas pesquisas publicadas no período de 2017 a 2021 analisando a importância das atividades desenvolvidas através de jogos pedagógicos, pois são metodologias necessárias para os processos de ensino e aprendizagem, permitindo ao professor detectar traços da personalidade e do comportamento do aluno sempre motivando para um excelente desempenho no desenvolvimento da aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática em plataformas bibliográficas para apresentar a importância e uso dos jogos pedagógicos (educativos) na vida escolar das crianças em anos iniciais, buscando contribuições que o método utilizado possa auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Para isso o presente estudo, fez uso de pesquisa em fontes bibliográficas no Portal de Periódicos da Capes no qual foram realizadas buscas por diversos descritores que potencializassem a importância do uso dos jogos educativos no contexto escolar. O material elaborado buscou através de pesquisas subsídios teóricos que reforcem a importância do uso de jogos como recurso pedagógico, facilitador do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para que haja uma melhoria na prática educativa realizada na escola, e que docentes e discentes possam vivenciar o processo de ensino e aprendizagem de forma mais dinâmica e prazerosa, além do prazer da criança em participar de atividades pedagógicas de maneira diferente e divertida. Foram usados analisados 77 trabalhos, 8 artigos e 1 capítulo de livro. Os dados demonstraram a importância da utilização dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem para estudantes dos anos iniciais.

 Palavras-chave: Educação; Jogos Pedagógicos; Brincadeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geângela Azevedo de Souza, UFAM

Mestrando do curso de Ensino: Ciências e Humanidades- UFAM. Professora efetiva da rede municipal do município de Lábrea - SEMEC e da rede estadual – SEDUC-AM

Ângela Tecia de Lima Amorim, UFAM

Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades, pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Possui pós-graduação em Educação profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (2019.) É graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade do Estado do Amazonas (2011), graduada também em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2005).

Eulina Maria Leite Nogueira, UFAM

Formada em Pedagogia e História, mestrado e doutorado em Educação. Docente permanente da Universidade Federal do Amazonas. Desenvolve pesquisa na área da educação com foco nas práticas educativas; educação do campo e educação indígena.

Downloads

Publicado

2024-07-01