O PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Valeska Cristina Barbosa UFAM
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Wellington Luiz de Melo Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Busca-se apresentar uma reflexão em torno da evolução e expansão das universidades brasileiras, criando subsídios para analisar a relação com o desenvolvimento de uma região. Para demonstrar esse processo, por meio de uma análise documental e bibliográfica, são apresentados dados da distribuição regional das universidades evidenciando suas relações, demonstrando as desigualdades entre as regiões, concentração e demandas relacionadas à educação, políticas públicas, além da expansão da “mercadorização” da área da educação superior de forma regionalizada. A universidade tem incorporado outros aspectos mais contemporâneos do desenvolvimento, abrangendo a sustentabilidade, que corrobora para as análises das contradições do capitalismo e às críticas ao modelo de desenvolvimento que não incorpore uma visão ecossocioeconômica. A questão de pesquisa foi: como o conjunto de ações de uma universidade contribui estrategicamente no processo de desenvolvimento de regiões? O conjunto de ações e insumos da universidade concebe uma força de atração, impulsionadora em aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, modificando a região em seu entorno. Dos resultados que impactam regionalmente, que merecem futuros aprofundamentos, destaca-se os impactos políticos, o impacto material histórico-dialético e, as características locais, ou seja, as ações da universidade sofrem uma relação causal entre suas ações e as características locais.

Palavras-chave: Universidade; Ensino superior; Desenvolvimento Regional; Desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeska Cristina Barbosa , UFAM

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Blumenau (2021). Pós-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais na UNISUL. Mestre em Administração pela FUMEC. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Vila Velha (2005). Atualmente é economista na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Carlos Alberto Cioce Sampaio, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutorado em Sócio-Economie du développement. Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França. Doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Wellington Luiz de Melo Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestre em Ciências ambientais e graduação em ciências agrárias na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Cargo de Assistente em Administração na UFAM com experiência em licitações.

Downloads

Publicado

2024-07-01