FABACEAE: IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DO FEIJÃO GUANDU (Canajus cajan L.)

Autores

  • Pedro Henrique da Silva de Aguiar UFAM / IEAA
  • Renato Abreu Lima UFAM / IEAA

Resumo

A família Fabaceae é uma das maiores famílias botânicas possuindo aproximadamente 18.000 espécies. Sua cultura tem muita importância em diversos países, principalmente asiáticos e africanos. No Brasil são encontradas cerca de 2.694 espécies, e é reconhecida devido ao seu potencial ecológico e econômico. O feijão guandu (Cajanus cajan) constitui-se em uma das plantas de maior importância econômica e ecológica. Entre as utilidades econômicas, pode-se destacar o uso na alimentação humana, como forrageiras, ornamentais, medicinais e adubação verde, entre outras. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, no qual utilizou plataformas online de acesso público publicados nos últimos 20 anos, e tem por objetivo analisar a importância ecológica do feijão guandu (Cajanus cajan) e a sua utilização na adubação verde. Verificou-se que o feijão guandu tem uma grande fonte de proteínas, tendo também grande importância ecológica e na agricultura, principalmente na agricultura familiar. A cultura do feijão guandu possui um enorme potencial para exercer múltiplas funções nos sistemas de produção agrícola, e por isso, essa é uma espécie que necessita ser melhor explorada em locais onde seu uso ainda é limitado, pois apresenta grandes vantagens tanto para o meio ambiente quando economicamente para os agricultores.

Palavras-chaves: Fabaceae; feijão guandu; adubação verde.

Biografia do Autor

Pedro Henrique da Silva de Aguiar, UFAM / IEAA

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Campus Vale do Rio Madeira, Humaitá - Amazonas, Brasil.

Renato Abreu Lima, UFAM / IEAA

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Campus Vale do Rio Madeira, Humaitá - Amazonas, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-01-05