A PSICOLOGIA AMBIENTAL E OS ESTUDOS PESSOA AMBIENTE:CONEXÕES INTERDISCIPLINARES COM A VÁRZEA AMAZÔNICA E SEUS SUJEITOS

著者

  • Klaudia Yared Sadala
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

要旨

O contexto multifacetado da relação pessoa-ambiente é confirmado nos cenários ambientais da Amazônia e, em especial, nas experiências sociais e subjetivas das populações ribeirinhas, das florestas e do campo e sua inter-relação com o ambiente social, cultural e geográfico. Mediante estes desafios, os conhecimentos e metodologias relativas às Ciências Ambientais e a Psicologia Ambiental (PA) encontram dialogicidade e oportunidades de estudo, nos permitindo ainda realçar o percurso histórico e particular que a relação de homens e mulheres com a terra nos revela, apontando as especificidades nos modos de vida e sua conexão com a construção de subjetividades nestes contextos vivenciais e suas particulares relações com os territórios. Este estudo está categorizado como de natureza bibliográfica, com recorte temporal, espacial e temático. Neste sentido, a demarcação temporal da investigação deve ser circunscrita entre os meses de janeiro a julho de 2019; como contexto espacial as produções encontradas nas bases de dados do scielo, banco de teses e monografias de universidades federais brasileiras, as quais produzem referenciais específicos dos temas abordados neste artigo. A PA se distancia qualitativamente de outras formas de se perceber e se trabalhar os aspectos ambientais, permitindo a inclusão de elementos psicossociais e afetivos, em uma perspectiva de pessoa e ambiente vistos de forma integrada. Neste sentido, as relações pessoa-ambiente no cenário amazônico, em especial o contexto de vida dos ribeirinhos, está envolto de múltiplas relações simbólicas de espaço e de lugar, em uma mescla de interdependências dos recursos relativos ao rio, à floresta e à terra, bem como dos recursos e trocas sociais e arcabouço cultural que emana das relações sócio historicamente constituídas e reconhecidamente construtoras de subjetividades intrínsecas aos seus modos de vida.

Palavras-chave: Psicologia Ambiental; Ciências Ambientais; Várzea amazônica; Populações tradicionais na Amazônia.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

Klaudia Yared Sadala

Doutora em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Psicóloga. Membro do grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA.

##submission.authorWithAffiliation##

Universidade Federal do Oeste do Pará- Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), docente permanente nos doutorados Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND/UFOPA) e Educação na Amazônia (Rede EDUCANORTE/PGEDA), e no mestrado acadêmico em Educação (PPFE/ UFOPA). Pós doutora em Psicologia (IP/USP). Doutora em Educação (URV/ES- FE/USP). Psicóloga e Pedagoga. Líder do grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPq. Orientadora do estudo.

##submission.downloads##

出版済

2021-07-01