EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO ÀS QUEIMADAS NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ, AMAZONAS, BRASIL
要旨
Este artigo tem como objetivo discutir a importância da educação ambiental como política de enfrentamento às queimadas no município de Humaitá. Atualmente a cidade localizada ao sul do estado do Amazonas, tem apresentado constantes focos de queimadas urbanas para a limpeza do solo. Tendo em vista dar enfoque a esta problemática, delimitou-se este estudo na aproximação com a educação desenvolvida na cidade, procurando assim conhecer o modo como foi instruída a população. Para isso, neste estudo de natureza qualitativa, fez-se a aplicação de um questionário semiestruturado tendo como público alvo pessoas que moram no bairro São Cristóvão, onde há maior incidência de queimadas. Constatou-se que grande parte da população reconhece os malefícios das queimadas, porém não assumem a responsabilidade pelos danos ao meio ambiente, responsabilizando o município pela ausência de recolhimento de entulhos e lixo. Assim, a Educação Ambiental cada vez mais se torna um instrumento eficaz de gestão para as políticas públicas em relação ao meio ambiente, sendo esta necessária para a mudança de comportamento com relação a este cenário.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Queimadas Urbanas, Meio Ambiente.