ATITUDES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
要旨
O objetivo deste estudo foi mapear e analisar as pesquisas realizadas no Brasil relacionadas as atitudes dos professores de Educação Física (EF) em relação à inclusão de alunos com deficiência. Trata-se de um estudo de revisão sistemática do tipo integrativa. O levantamento do material bibliográfico foi realizado nas bases de dados do Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico e Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com produções científicas publicadas entre 2011 e 2018, utilizando os descritores Atitudes, Educação Física e Inclusão. A partir das buscas, foram selecionados um total de 06 (seis) artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Os estudos encontrados demonstraram que a maioria dos professores e acadêmicos de EF tem atitudes favoráveis à inclusão de alunos com deficiência, apesar de dois estudos apontarem professores indecisos em relação ao processo inclusivo. Verificou-se que o instrumento mais utilizado para avaliar as atitudes dos professores de EF em relação à inclusão é o PEATID III. Além de analisar as atitudes, foi possível perceber que um dos fatores apontados pelos estudos como ponto crítico no processo inclusivo está relacionada a fragilidade na formação acadêmica dos professores de EF, apontando que durante a formação acadêmica os professores não foram contemplados com conteúdo voltados para a inclusão de pessoas com deficiências nas aulas de Educação Física.
Palavras-chave: Atitudes. Educação Física. Educação Inclusiva. Revisão Sistemática.