DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM O USO DE RECURSOS DIGITAIS

著者

  • Iolanda Domingos Estêvão David Lameira Universidade Pedagógica, Beira/ Universidade Federal do Amazonas
  • Suely Aparecida Do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas- UFAM

要旨

O trabalho resulta de parte uma pesquisa doutoral em educação PPGE/UFAM (Brasil), cujo objetivo principal é refletir sobre as possíveis contribuições dos Objetos de Aprendizagem, enquanto recursos digitais na promoção de uma aprendizagem significativa. Neste contexto, o trabalho realça o conceito e algumas características dos Objetos de Aprendizagem como é o caso da interatividade que a nosso ver pode contribuir para que o aluno construa o seu próprio conhecimento. Se tratando do processo de ensino e aprendizagem houve a necessidade de refletir sobre a prática docente face as tecnologias ou aos recursos digitais. Nesta reflexão foi importante incluir como fundamento, a proposta da UNESCO sobre as competências que um professor deve ter para a mediação do conhecimento na era digital sem se esquecer da necessidade do professor despertar no seu aluno a consciência crítica que se configura como o nível em que o sujeito utiliza intencionalmente sua consciência. Na parte final do texto trazemos a Teoria Aprendizagem Significativa de Ausubel.

Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem, Interatividade, Aprendizagem Significativa, prática docente, Recursos Digitais, Professor

Abstract:This work results from a research whose main objective is to reflect about the possible contributions of Learning Objects as digital resources in promoting meaningful learning. In this context, the work highlights the concept and some characteristics of the Learning Objects as is the case of interactivity that, in our view, can contribute to the student constructing his own knowledge. In the case of the teaching and learning process, it was necessary to reflect on teaching practice regarding the technologies or the digital resources. In this reflection, it was important to include as a foundation the UNESCO proposal about competencies that a teacher should have for the mediation of knowledge in the digital age without forgetting the teacher's need to awaken in his student the critical awareness that is configured as the level at which the subject intentionally uses his consciousness. In the end of the text we bring the Ausubel Meaningful Learning Theory.

Keywords: Learning Object, Interactivity, Meaningful Learning, teaching practice, Digital Resources, Teacher.

 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

出版済

2019-06-30