PRÁTICAS CULTURAIS E EDUCATIVAS NA PRODUÇÃO FAMILIAR DA FARINHA EM BRAGANÇA-PA
要旨
O artigo mostra uma família de uma comunidade rural no município de Bragança, e como a mesma faz uso coletivo do espaço para produção da farinha de mandioca, principal produto cultivado pela família, e essa produção nos mostra através de práticas culturais diversas práticas educativas onde a divisão familiar do trabalho e na prática coletiva, os sujeitos se afirmam, dialogam, ampliam suas percepções, articulam saberes produzem e reproduzem seu modo de vida. O trabalho revela uma concepção de educação baseada em práticas culturais e se inscreve na perspectiva de educação informal. É um estudo apoiado nos resultados de pesquisa qualitativa, utilizando instrumentos da etnografia, objetivando rememorar fatos da trajetória familiar e comunitária, registrar o contexto onde ocorrem essas práticas, os modos de vida, as práticas culturais e os sujeitos. Como considerações ressaltamos que o poder dado à escola como produtora e transmissora de conhecimento tem progressivamente ofuscado outros espaços produtores de saberes e socialização dos mesmos, no entanto, esses espaços continuam existindo e sendo difusores de conhecimento, garantindo entre outras coisas a reprodução do modo de vida comunitário.
Palavras - chave: Práticas culturais; Práticas educativas; Trabalho coletivo; Comunidade.
ABSTRACT
The article shows families from a rural area of Bragança PA, and how they collective use the space for the production of cassava flour, the main product of the local agriculture, and this example shows us through cultural and educational practices that the division of labor is collective, where subjects affirm themselves, in expanding their perceptions, in the production and reproduction of their way of life. The work reveals an educational conception based on cultural practices inscribed in the perspective of informal education. It is a study based on the results of qualitative research, using ethnography’s instruments, with the purpose of recalling the facts and trajectory of the community, to record the context where these practices occur, the ways of life, the cultural practices and actors. We could consider and give emphasis to the fact that that “modern” school as producer and transmitter of knowledge has progressively overwhelmed other spaces of knowledge and socialization, nevertheless these spaces continue to exist and carries on the role of knowledge diffusers, assuring among other things the collective way of living and being part of a community life.
Key Words: Cultural practices; Educational practices; Collective work; Community