O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA EM ESCOLAS PÚBLICAS NO SUL DO AMAZONAS, BRASIL

著者

  • Tcharlla de Souza Meinhard Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Renato Abreu Lima Lima Universidade Federal do Amazonas- UFAM

要旨

Atualmente, nos deparamos com metodologias de ensino que favorecem o processo de ensino e aprendizagem nas muitas áreas do conhecimento. O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência do estágio supervisionado de ensino acerca das metodologias de ensino nos diferentes níveis da educação, destacando os resultados do que foi planejado e as ações vivenciadas em duas instituições de ensino da cidade de Humaitá/Amazonas. Definidas as instituições para o estágio de regência foram elaborados planos de aula semanais para as disciplinas de Ciências, Biologia e Química, assim a metodologia de ensino utilizada no ensino foi baseada no método tradicional, desenvolvendo aulas expositivo-dialogadas. O método tradicional é utilizado como meio de transmissão de conhecimento e continua sendo o mais empregado, apesar de ser um tema de grande discussão por partes dos profissionais adeptos das novas metodologias de ensino e métodos modernos. As discussões sobre quais métodos de ensino devem ser desenvolvidos e aplicados nas disciplinas de estágio supervisionado fortalecem a perspectiva da elaboração de novos materiais de apoio e projetos favorecendo o processo de ensino e aprendizagem na didática das aulas.

Palavras-chave: Ensino público; Planejamento; Ensino-aprendizagem.

 

THE SUPERVISED INTERNSHIP IN SCIENCE, BIOLOGY AND CHEMISTRY TEACHING IN PUBLIC SCHOOLS IN THE SOUTH OF AMAZONAS, BRAZIL

 

ABSTRACT: Currently, we are faced with teaching methodologies that favor the process of teaching and learning in many areas of knowledge. The present study had as objective to report the supervised teaching experience about teaching methodologies at different levels of education, highlighting the results of what was planned and the actions carried out at two teaching institutions in the city of Humaitá / Amazonas. Once the institutions for the regency stage were defined, weekly lesson plans were prepared for the subjects of Science, Biology and Chemistry, so the teaching methodology used in teaching was based on the traditional method, developing expository-dialog classes. The traditional method is used as a means of transmission of knowledge and continues to be the most used, although it is a topic of great discussion by the professionals of the new teaching methodologies and modern methods. The discussions about which teaching methods should be developed and applied in the supervised training disciplines strengthen the perspective of the development of new support materials and projects favoring the teaching and learning process in the didactics of the classes. Keywords: Public education; Planning; Teaching-learning.

 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

出版済

2019-06-29