CURRÍCULO E CULTURA
O CONTEXTO AMAZÔNICO NA PRÁTICA EDUCACIONAL
##semicolon##
Currículo##common.commaListSeparator## Educação##common.commaListSeparator## Saberes culturais##common.commaListSeparator## Amazônia要旨
A discussão em torno do “Currículo e cultura: O contexto amazônico na prática educacional”, foi produzida pela necessidade de refletir sobre o contexto da cultura e educação da região amazônica, a fim de pensar o currículo escolar levando em conta os saberes específicos que envolvem a vida de alunos e professores implicados nos processos sócio-educativos. Desse modo, este ensaio tem como objetivo refletir sobre a articulação do currículo escolar conectado com a realidade sociocultural das populações da Amazônia. Nesse sentido, sua escrita está pautada no método de pesquisa bibliográfico, embasados em autores que privilegiam a temática dos saberes cultuais, que tem sido uma discussão que surge com grande regularidade, pois é percebido que por muito tempo essa questão foi sendo deixada de lado no processo educacional, que visa atender aos interesses neo-liberais de globalização. No entanto com as novas discussões e tendências educacionais é requerido que durante o processo de construção do currículo escolar a realidade sócio cultural do educando seja utilizada para ajudar no processo ensino/aprendizagem, o que possibilita a inclusão dos saberes culturais amazônicos nessa organização curricular.