PROTOCOLO PARA AMOSTRAGEM DE PLANTAS HERBÁCEAS TERRESTRES EM PARCELAS RAPELD

著者

##semicolon##

Amazônia; florestas tropicais, samambaias, sub-bosque, Poales, Zingiberales.

要旨

As ervas terrestres (samambaias, licófitas e monocotiledôneas não-palmeiras) desempenham papéis ecológicos essenciais nos ecossistemas tropicais. No entanto, ainda existem grandes lacunas de conhecimento sobre a ecologia desse grupo. Nas últimas décadas, diversos métodos de amostragem têm sido empregados para investigar a estrutura e distribuição das ervas terrestres. Dentre estes, o sistema RAPELD de amostragem tem como um de seus objetivos obter dados comparáveis aos de outros grupos de plantas e animais obtidos nas mesmas parcelas. Este sistema também visa facilitar o levantamento da biodiversidade nas florestas tropicais. Neste artigo, nós descrevemos o sistema RAPELD para uma amostragem padronizada de ervas terrestres, detalhamos os critérios para realizar inventários florísticos e para realizar medidas de cobertura das espécies utilizando o método de interceptação de pontos. Embora tenha sido utilizado principalmente na Amazônia, este protocolo também pode ser uma ferramenta para permitir a integração de dados ecológicos de diferentes ecossistemas. Espera-se que os futuros inventários realizados com este protocolo, contribuam significativamente para preencher lacunas de conhecimento sobre plantas herbáceas e, de forma mais ampla, sobre a diversidade de plantas tropicais.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Biodiversidade (Rede Bionorte), Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e integrante do grupo de pesquisa do Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM/PPBio).

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Mestre em Biologia/Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Doutor em Biociências pela University of Turku (Finlândia)

##submission.authorWithAffiliation##

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Salvador (UCSal), Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Doutora em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Pesquisadora da Embrapa Roraima na área de Uso Sustentável e Recursos Naturais

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorado em Ecologia pela Universidade de Turku, Finlândia. Professora na Universidade de Turku. Instituição:Universidade de Turku, Finlândia.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Biodiversidade e Biologia Evolutiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Departamento de Botânica da Universidade de Brasília.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, onde também atua como pesquisadora.

##submission.downloads##

出版済

2025-08-19