A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE EM UMA CRECHE DE HUMAITÁ, AMAZONAS, BRASIL

著者

  • Aline dos Santos Batista Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Angela Maria Gonçalves de Oliveira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

##semicolon##

Qualidade##common.commaListSeparator## Educação Infantil##common.commaListSeparator## Creche##common.commaListSeparator## BNCC##common.commaListSeparator## Diretrizes Operacionais##common.commaListSeparator## Práticas Pedagógicas##common.commaListSeparator## Brincar

要旨

Esta pesquisa, realizada em uma creche municipal de Humaitá, Amazonas, tem como objetivo investigar a qualidade da educação na Educação Infantil, com foco na identificação de práticas que promovam os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos, em consonância com as diretrizes nacionais e os princípios de uma sociedade mais justa e equitativa. A metodologia utilizada foi qualitativa, com coleta de dados por meio de observação participante, entrevistas com as famílias e análise de documentos. Os dados foram analisados à luz das Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil (2024) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil (2017), com ênfase na importância do brincar como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de aprimoramento da qualidade do atendimento, com foco na implementação dos cinco Campos de Experiências da BNCC e na valorização do brincar como um direito fundamental da criança, estimulando a participação ativa das famílias no processo educacional.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda do curso de Pedagogia.

##submission.authorWithAffiliation##

Docente Universidade Federal do Amazonas/IEAA

##submission.downloads##

出版済

2025-07-02