UM BREVE HISTÓRICO DA INSERÇÃO DA LÍNGUA INGLESA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CONTEXTO BRASILEIRO

著者

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Língua Inglesa##common.commaListSeparator## História da língua inglesa##common.commaListSeparator## Abordagens e métodos de ensino de línguas##common.commaListSeparator## Formação de professores##common.commaListSeparator## Políticas curriculares

要旨

Este artigo teve como objetivo destacar os principais acontecimentos, a partir de uma pesquisa bibliográfica, que marcaram o surgimento do ensino e aprendizagem da língua inglesa no contexto brasileiro, na busca de contribuir para o entendimento de seu desenvolvimento e avanços até a situação atual. Há uma abrangência de conflitos que acometem o ensino desse componente curricular nas escolas públicas, que perpassam desde os caminhos da formação inicial de professores de línguas e vão até os documentos oficiais e as políticas educacionais direcionadas às línguas estrangeiras. O componente curricular de língua inglesa, bem como, a formação de professores de línguas tiveram seus percursos traçados por transformações linguísticas e socioculturais. Esse trajeto histórico foi marcado pelo progresso das abordagens e métodos pedagógicos, das políticas educacionais e da criação de documentos oficiais relacionados ao ensino de inglês, que refletem na formação docente e nas práticas de ensino atuais. Concluiu-se que ter conhecimento sobre o passado do ensino de língua inglesa é importante para promover melhorias, no presente e no futuro, da formação docente e das práticas pedagógicas que garantam a qualidade no ensino e na aprendizagem.

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Graduada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Inglesa pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) na Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Letras.

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Graduada em Pedagogia (UFAM), especialista em Psicopedagogia (UNIR), mestrado em Educação (UFAM) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática/REAMEC (UFMT). Área de atuação e pesquisas: formação de professores (inicial/continuada), políticas de formação, políticas curriculares, educação em Ciências Naturais.

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出版済

2025-01-01