O TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

著者

  • Euricléia Gomes Coelho UFAM
  • Francisca Chagas da Silva Barros UFAM

要旨

RESUMO

Este estudo é resultado de uma revisão bibliográfica elaborada a partir da temática trabalho docente e formação de professores. O texto tem como proposta apresentar algumas reflexões pertinentes sobre o trabalho docente. O objetivo do texto foi compreender o trabalho docente a partir das transformações na educação por meio de aspectos como a privatização e a precarização do trabalho docente na escola. Para a elaboração foram selecionados os textos sobre trabalho docente e em seguida a litura para a análise. Os aspectos apontados sobre o trabalho docente apontam para dois elementos: privatização e precarização. Além desses, a autonomia também é uma discussão que permeia o trabalho docente bem como a formação dos professores. O texto aponta para o desafio de desenvolver o trabalho docente em meio às transformações do mundo globalizado que impõe cada vez mais o caráter mercadológico à educação. As discussões acerca do trabalho docente são necessárias para que possamos resistir na luta e ousar por uma educação transformadora da realidade social.

 Palavras-chave: Trabalho docente; Treinamento de professor; Pesquisa educacional; Educação.

 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora do Curso de Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/ IEAA,  CAMPUS DA Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/ IEAA, CAMPUS DA Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

##submission.downloads##

出版済

2024-07-01