PERSPECTIVAS ATUAIS SOBRE A RELEVÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

著者

  • Joel Luis Aço Valamatos Moço UFAM
  • Jorge Almeida de Menezes UFAM

要旨

Este artigo tem como objetivo fazer uma revisão de literatura dos artigos científicos que discutem sobre a relevância da língua inglesa como ferramenta necessária para a internacionalização da pesquisa dos programas de pós-graduação do Brasil, assim como mapear ações de letramento acadêmico e estratégias institucionais que contribuem para o aumento da proficiência em língua inglesa e a internacionalização da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa científica de paradigma qualitativo, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, do tipo “estado da arte”, e realizou-se um levantamento sobre o conhecimento produzido referente a temática abordada. O problema de pesquisa proposto foi: Como a pouca proficiência na língua inglesa, afeta a vida acadêmica dos pós-graduandos, em termos de internacionalização da pesquisa e divulgação do conhecimento científico brasileiro? O objetivo geral desta revisão foi: Conhecer e analisar os artigos científicos produzidos nos últimos cinco anos que discutem sobre a relevância da Língua Inglesa necessária para a visibilidade da pesquisa no cenário internacional. Os artigos analisados indicaram as perspectivas atuais sobre a relevância da Língua Inglesa para a internacionalização da pesquisa e a necessidade de implementação de ações que viabilizem o aumento da proficiência e o letramento acadêmico em Língua Inglesa nos programas de pós-graduação.

 Palavras-chave: Língua Inglesa; Pós-Graduação; Internacionalização.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Professor de Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas/Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA. Professor de Inglês e Português, com mais de vinte anos de experiência em cursos livres de Inglês, no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH. Linha de Pesquisa 2: Fundamentos e Metodologias para o ensino das Ciências Naturais e Matemática.

##submission.authorWithAffiliation##

Professor do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente pela Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM). Linha de Pesquisa 2: Fundamentos e Metodologias para o ensino das Ciências Naturais e Matemática.

##submission.downloads##

出版済

2024-07-01