PERSPECTIVAS ATUAIS SOBRE A RELEVÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
要旨
Este artigo tem como objetivo fazer uma revisão de literatura dos artigos científicos que discutem sobre a relevância da língua inglesa como ferramenta necessária para a internacionalização da pesquisa dos programas de pós-graduação do Brasil, assim como mapear ações de letramento acadêmico e estratégias institucionais que contribuem para o aumento da proficiência em língua inglesa e a internacionalização da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa científica de paradigma qualitativo, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, do tipo “estado da arte”, e realizou-se um levantamento sobre o conhecimento produzido referente a temática abordada. O problema de pesquisa proposto foi: Como a pouca proficiência na língua inglesa, afeta a vida acadêmica dos pós-graduandos, em termos de internacionalização da pesquisa e divulgação do conhecimento científico brasileiro? O objetivo geral desta revisão foi: Conhecer e analisar os artigos científicos produzidos nos últimos cinco anos que discutem sobre a relevância da Língua Inglesa necessária para a visibilidade da pesquisa no cenário internacional. Os artigos analisados indicaram as perspectivas atuais sobre a relevância da Língua Inglesa para a internacionalização da pesquisa e a necessidade de implementação de ações que viabilizem o aumento da proficiência e o letramento acadêmico em Língua Inglesa nos programas de pós-graduação.
Palavras-chave: Língua Inglesa; Pós-Graduação; Internacionalização.