A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
要旨
O desenvolvimento psicomotor na educação infantil representa um processo fundamental para aprendizagem da criança, na qual através da psicomotricidade e utilizando-se dos processos pedagógicos orientados para melhoria dos domínios cognitivos, afetivos e psicomotores é possível promover um desenvolvimento integral do indivíduo que se encontra em processo de formação e maturação em seus aspectos psicológicos, motores e comportamentais. Assim, as dimensões psicomotoras representam a possibilidade de reforçar as múltiplas inteligências e habilidades motoras. Sendo assim, objetivou-se realizar uma pesquisa exploratória com procedimentos bibliográficos baseados em referenciais teóricos da psicomotricidade abordando os pressupostos da educação infantil no processo de ensino e aprendizagem. O estudo foi baseado em livros impressos e pesquisas nas plataformas de periódicos digitais com parâmetro para caracterização e compreensão da psicomotricidade na educação infantil. A psicomotricidade representa uma fonte inesgotável de atividades psicomotoras para educação infantil, com forte contribuição na construção e desenvolvimento dos domínios psicomotor, cognitivo, afetivo e social, sendo fundamental no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Esses conhecimentos estão fundamentados cientificamente em área de conhecimento como a psicologia do desenvolvimento, a psicogenética, biologia, fisiologia humana, e outras áreas que representa grande importância para compreensão comportamental e desenvolvimento do ser humano, que constituem meios primordiais para uma formação harmoniosa integral do indivíduo.
Palavras-chave: Psicologia infantil; Aprendizagem; Comportamento humano.