A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

著者

  • Almerinda Leite Fonseca UFAM
  • Jociney Costa Fonseca UFAM
  • Romária Gomes de Almeida UFAM
  • Robson Vinício dos Santos Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Milton César Costa Campos Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Flávio Pereira de Oliveira Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Emanuel da Costa Cavalcante Universidade Federal da Paraíba – UFPB

要旨

O desenvolvimento psicomotor na educação infantil representa um processo fundamental para aprendizagem da criança, na qual através da psicomotricidade e utilizando-se dos processos pedagógicos orientados para melhoria dos domínios cognitivos, afetivos e psicomotores é possível promover um desenvolvimento integral do indivíduo que se encontra em processo de formação e maturação em seus aspectos psicológicos, motores e comportamentais. Assim, as dimensões psicomotoras representam a possibilidade de reforçar as múltiplas inteligências e habilidades motoras. Sendo assim, objetivou-se realizar uma pesquisa exploratória com procedimentos bibliográficos baseados em referenciais teóricos da psicomotricidade abordando os pressupostos da educação infantil no processo de ensino e aprendizagem. O estudo foi baseado em livros impressos e pesquisas nas plataformas de periódicos digitais com parâmetro para caracterização e compreensão da psicomotricidade na educação infantil. A psicomotricidade representa uma fonte inesgotável de atividades psicomotoras para educação infantil, com forte contribuição na construção e desenvolvimento dos domínios psicomotor, cognitivo, afetivo e social, sendo fundamental no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Esses conhecimentos estão fundamentados cientificamente em área de conhecimento como a psicologia do desenvolvimento, a psicogenética, biologia, fisiologia humana, e outras áreas que representa grande importância para compreensão comportamental e desenvolvimento do ser humano, que constituem meios primordiais para uma formação harmoniosa integral do indivíduo.

Palavras-chave: Psicologia infantil; Aprendizagem; Comportamento humano.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Ciências Ambientais

##submission.authorWithAffiliation##

Especialista em pedagogia do movimento humano

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Ciências Ambientais

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando em Agronomia

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Agronomia (Ciência do Solo) da  Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Vínculo institucional:  Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Docente, Areia – PB, Brasil

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Ciência do Solo

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Ciência do Solo

##submission.downloads##

出版済

2024-07-01