Análise do conteúdo sobre plantas medicinais e condimentares nos livros didáticos de ciências e biologia das escolas públicas na região sul do Amazonas (Brasil)
要旨
Os livros didáticos possuem grande participação e relevância no processo de ensino e aprendizagem e na prática pedagógica de diversos docentes. O objetivo foi analisar o conteúdo sobre plantas medicinais e condimentares no livro didático de Ciências e Biologia, do ensino fundamental e ensino médio, que foram utilizados em 2021 nas escolas públicas de Humaitá-AM, verificando como os conteúdos são expostos e trabalhados, se apresentam dificuldades de compreensão de termos e ilustrações botânicas, e a presença de conteúdos sobre plantas medicinais e condimentares, configurando-se numa pesquisa qualitativa documental. Das análises, o livro do 6º e 3º ano não havia conteúdo relacionado ao ensino de botânica. Os demais apresentaram textos bem estruturados, com imagens ilustrativas e algumas práticas importantes para o conhecimento de botânica.
Palavras-chave: Ensino de Botânica. Modalidades didáticas. Cegueira botânica.