Estudantes Quilombolas e adaptação à cultura acadêmica, Campus Universitário de Bragança/UFPA, Nordeste do Pará
要旨
O presente estudo traz a temática do processo de adaptação de estudantes quilombolas que ingressam no ensino superior, Campus Universitário de Bragança, da Universidade Federal do Pará, e, certamente, o estudo sobre quilombolas, é basilar termos respeito e posicionamento, uma vez que retrata a historicidade, a cultural e a questão social e política de um povo marcado por lutas e resistências. Objetivamente, investigou-se o processo de adaptação de universitários quilombolas à cultura acadêmica no referido Campus. Metodologicamente, o estudo se pautou na abordagem de pesquisa qualitativa, em que os dados coletados seguiram caminhos como a aplicação de questionário por meio google drive a partir das seguintes etapas: 1) acesso à líder de estudantes quilombolas; 2) acesso à lista de e-mails desses estudantes; 3) acesso ao grupo de WhatsApp; 4) envio do questionário via google forms para os e-mails desses estudantes; 5) as respostas foram diretamente para o e-mail de cadastro do envio, google drive. Tomou-se como base para acessar esses estudantes o ano de 2021, onde eram regularmente matriculados 63 (sessenta e três) estudantes quilombolas nos cursos de graduação do Campus de Bragança/UFPA, os quais foram acessados por seus e-mails, todavia somente 11 (onze) responderam em tempo hábil. As respostas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo (AC) a partir do processo de categorização. Os principais resultados demonstram que as políticas executadas no Campus de Bragança da UFPA, ainda não são eficientes e suficientes para atender às reais necessidades dos estudantes quilombolas para o seu processo de adaptação à cultura acadêmica, pois mesmo esses pesquisados relatando as medidas adotadas por essa Instituição, ainda percebem fragilidades com relação à didática de docentes, na relação estudante não quilombola e, também indicam as suas fragilidades no processo da leitura, escrita e compreensão de textos, pois entendem que a Educação Básica deixou lacunas sérias neste processo. A principal conclusão é que o processo adaptativo de estudantes quilombolas universitário é atribuído a muitos fatores: condições financeiras, cultura universitária bem diferente à cultura quilombola, dificuldades na leitura, escrita e interpretação de textos, didática de docentes complexas ao entendimento dos quilombolas e as relações sociais complexificadas.
Palavras-chave: Estudante Quilombola; Cultura Acadêmica; Processo de Adaptação.