AS LINHAS DIRECTRIZES DA MATEMÁTICA NO ENSINO GERAL DE ANGOLA

著者

  • Eslome Gando Citanela Bicicleta Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe/Angola

要旨

De forma geral, o Sistema de Educação é o conjunto de estruturas e modalidades, através das quais se realiza a educação, tendentes à formação harmoniosa e integral do indivíduo, com vista a construção de uma sociedade livre, democrática, de paz e progresso social. Em função disso a Matemática além de ser uma das ciências mais antigas é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo nos diferentes currículos escolares. Sendo assim, o artigo que se apresenta centra-se na análise do agrupamento dos conteúdos de Matemática, a partir de linhas diretrizes, no Ensino Geral de Angola, tendo como base normativa a reforma educativa do ano 2001,a partir do conteúdo que se identifica nos programas vigente de estudo da Matemática descrevendo o seu comportamento; sugere-se uma visão a longo prazo da construção do conteúdo matemático no processo de ensino- aprendizagem no Sistema Educativo. É um estudo descritivo, baseado em documentos normativos e literatura especializada. O artigo é desenvolvido fundamentalmente com a utilização de métodos teóricos, empíricos e estatísticos.

Palavras-chave: Linha directriz. Ensino aprendizagem da Matemática. Organização do conteúdo.

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Professor do Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe/Angola. Licenciado em Ciências de Educação, opção Matemática pela Universidade Agostinho Neto, Mestre em Ensino das Ciências na especialidade de Matemática pelo ISCED-Huila/Angola, doutorando em Educação Matemática pela Universidade Federal Mato Grosso do Sul/Brasil, chefe de departamento académico e professor de Probabilidade e Estatística e Estatística Aplicada a Educação.

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出版済

2023-04-27