NEGROS E INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS EM AMBIENTE VIRTUAL

Autores

  • Luciney Freitas Pereira SEDUC-AM
  • Suely Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Este escrito é parte de um processo de pesquisa em mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Humanidades - PPGECH desenvolvido na Universidade Federal do Amazonas. Tem como linha de pesquisa, Perspectivas teórico-metodológicas para o ensino das Ciências Humanas, cujo enfoque na área de pesquisa se denomina: Ensino de Ciências Humanas; Educação e Cidadania; Psicologia da Aprendizagem. O objetivo deste artigo é apresentar um delineamento metodológico para pesquisa de cunho qualitativa em Ensino de Ciências e Humanidades utilizando como técnica de coleta de dados, grupo focal, levando para o contexto do mundo digital fazendo uso de ferramentas tecnológicas capazes de fazer interação entre os participantes e o pesquisador. Esta pesquisa é uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico e consideramos que tendo em vista o momento que estamos vivendo, a Covide-19, faz-se necessário pensar em alternativas para se fazer ciência.

 

Palavras-chave: Método; Pesquisa Qualitativa; Grupo Focal. Ferramentas Digitais.

Biografia do Autor

Luciney Freitas Pereira , SEDUC-AM

Especialista em Psicopedagogia/professora da rede estadual de ensino do estado do Amazonas. Mestranda pela Universidade Federal do Amazonas-PPGECH. Pesquisa sobre (Questões Étnicos Raciais, Formação de Professores e Transtorno de Déficit de Atenção - TDAH

Suely Mascarenhas , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Profa. Dra em Psicopedagogia Diagnóstico e Avaliação Educativa. Atuando na graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Amazonas. Orientadora da pesquisa.

Downloads

Publicado

2021-07-01