CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS EM CRIANÇAS QUE AGUARDAM ADOÇÃO

Autores/as

  • Magda Alves Maciel Centro Universitário FAMETRO, Manaus/AM
  • Júlio Cesar Pinto de Souza Centro Universitário FAMETRO

Resumen

A adoção no Brasil segue um processo lento e repleto de óbices burocráticos. A adoção ainda carrega um estigma social principalmente para as crianças e adolescentes que estão para a adoção. Mesmo com interesse em adotar, é comum casais darem preferencia a crianças com determinadas características como a cor da pele, a idade e o gênero. Desta forma, muitas crianças são ignoradas e permanecem no abrigo até a adultez. O presente estudo teve como objetivo investigar as consequências psicológicas causadas em crianças que aguardam a adoção em um abrigo. Para tanto, a pesquisa teve uma abordagem quantitativo-qualitativa, caráter descritivo e de campo, utilizando-se como instrumentos uma entrevista semiestruturada para as crianças e adolescentes e a observação assistemática. Os resultados apontam que existe uma ansiedade grande dos participantes pela adoção, principalmente aquelas com idade avançada, além de uma expectativa para o futuro. É de grande relevância que se exprima a importância da presença de psicólogos nos abrigos, contribuindo para o bem-estar psíquico das crianças e adolescentes.

 

Palavras-chave: Adoção, estigma social, crianças; adolescente.

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Biografía del autor/a

Magda Alves Maciel , Centro Universitário FAMETRO, Manaus/AM

Graduada em psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO, Brasil.

 http://lattes.cnpq.br/0739311945672029

Júlio Cesar Pinto de Souza , Centro Universitário FAMETRO

Graduado em psicologia clinica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em psicologia do esporte (Faculdades Integradas -Brasília/DF) e Mestre em psicologia (linha psicossocial) pela UFAM. Ainda possui especializações nas seguintes áreas: Gestão com ênfase em Administração Hospitalar (FGV-RJ) e Relações Públicas e especialidades de marketing (UVA-RJ). Participante do grupo de pesquisa Psicologia e práticas socioculturais da UFAM. Parecerista da Revista Psicologia e Saúde. Atuação na área da Assistência Social e professor de graduação e pós-graduação. Atualmente professor do Instituto Metropolitano de Ensino – IME.

 

CV: http://lattes.cnpq.br/7926647621300201

 

Instituição - Centro Universitário FAMETRO

Publicado

2021-01-01