ESCOLAS DA AMAZÔNIA E O MULTICULTURALISMO

Autores

  • Enildo Batista Lopes Universidade Federal do Amazonas (UFAM)/UEA
  • Suely Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

O presente artigo embasado na proposta do Programa de Doutoramento da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas faz reflexões quanto ao multiculturalismo, identidade, escola, currículo. Questões como inclusão, racismo, equidade estão no centro do debate geopolítico atual. O principal objetivo é instigar a comunidade escolar, educativa para a leitura a diversos autores aqui referenciados, que listam na temática currículo e cultura, os chamados marcadores identitários. Espera-se que novos leitores, estudiosos do assunto entrem na discussão momentânea. Cotas raciais e outros avanços são ameaçados de revogação no Brasil, e o nivelamento e homogeneidade podem causar retrocessos em escolas da Amazônia.

 

Palavras Chaves: multiculturalismo, racismo, homogeneidade, currículo.

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Publicado

2020-07-08