O ENSINO EM SERVIÇO NO SUS - REFLEXÕES NORMATIVO LEGAL E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA SAÚDE

Autores

  • Claudiléia Pereira Galvão Buchi Centro Universitário - UNAMA
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Resumo

Este estudo teórico sobre a Educação na Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) se propõe a discutir o ensino em serviço à luz teórica de Vázquez (1977), Freire (1996), dentre outros, em diálogo com os documentos oficiais e marco normativo legal da área. A Educação na Saúde tem sido ponto forte para a formação profissional e contribuído ao longo da história com a melhoria dos atendimentos aos usuários do SUS. Desta forma, parte-se do princípio que para se entender esta formação é necessário compreender seu marco normativo legal, pois estes dispositivos fundamentam as transformações e conquistas neste campo específico da política de formação permanente em saúde no país. Para tanto, o estudo configura-se em uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Enquanto conclusão constatou-se que o ensino em serviço é fundamental para a melhoria da formação permanente em saúde, tendo como diretriz a educação continuada, com vistas à qualificação de profissionais da saúde para atuarem na rede SUS, sendo a Educação na Saúde essencial para a sua constituição.

 

Palavras-chave: Educação na Saúde. SUS.  Ensino em serviço.

Biografia do Autor

Claudiléia Pereira Galvão Buchi , Centro Universitário - UNAMA

 

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Professora titular do Centro Universitário - UNAMA. Coordenadora de Ensino e Pesquisa do Hospital Regional do Pará Dr. Waldemar Penna. Aluna especial do Programa de Doutorado em rede EDUCANORTE – doutorado em Educação na Amazônia.

Tânia Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Professora titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Pós-doutora em Psicologia (IP/USP). Doutora em Educação (URV-ES/FE/USP). Docente e pesquisadora do quadro permanente dos programas de pós-graduação em Educação na Amazônia (PPGE) e do Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND), além do Doutorado em Rede EDUCANORTE – doutorado em Educação na Amazônia, além de Coordenadora do curso de Licenciatura em Informática Educacional.

Downloads

Publicado

2020-06-11