CURRÍCULO DE TRANSIÇÃO - UMA SAÍDA PARA A EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Francisco Thiago Silva Universidade de Brasília - UNB

Resumo

o mundo não será o mesmo após o período da pandemia causada pelo lastro de contaminação acelerado do vírus COVID – 19. É nesse cenário, em meio às diferentes realidades brasileiras, que nosso texto se insere. Temos como objetivo central apontar para a possibilidade de materialização do que denominamos “currículo de transição”. Campo de investigação político e disputado, as prescrições e materialização curriculares precisarão ser redesenhadas com vistas a atender ao que, supostamente, foi perdido durante a suspensão das atividades regulares nas redes públicas e privadas de ensino, desde meados de março de 2020. O artigo está estruturado em três pontos centrais: inicialmente contextualizamos o cenário de 2020 e os impactos estruturais que a pandemia causou. Em seguida discutimos sobre Os perigos que rondam o ato de “estudar em casa” e, por fim apresentamos as características do “currículo de transição”. Defendemos que cada rede de ensino encontre mecanismos próprios, de acordo com a sua realidade, mas apontamos algumas saídas teóricas, que esperamos reverberem em ações práticas que consigam trazer uma escolarização mais humana e emancipatória, que minimamente cause menos sofrimento nos sujeitos implicados com a prática pedagógica.

Palavras-Chave: Currículo de transição, educação, pós-pandemia.

Biografia do Autor

Francisco Thiago Silva, Universidade de Brasília - UNB

Prof. Dr. Francisco Thiago Silva

Prof. Adjunto da Faculdade de Educação - UnB

Departamento de Métodos e Técnicas - MTC
Coordenador do Estágio Supervisionado FE/UnB
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação / Mestrado - Modalidade Profissional - PPGEMP
Líder do Grupo de Pesquisas: "Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade"
Link lattes: http://lattes.cnpq.br/1498719376426045
ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-6998-2757

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Publicado

2020-06-11