EDUCAÇÃO INTERCIVILIZACIONAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E JUSTIÇA CURRÍCULAR
Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar as temáticas educação diferenciada, formação de professores e currículo no contexto da Educação intercultural e específica a ser ofertada às diferentes etnias do Brasil. A educação diferenciada tem sido tema sobre o qual pesquisadores de diversas áreas do conhecimento tem se debruçado, com o intuito de entendê-la, de modo a vislumbrar um modelo pedagógico que atenda as especificidades de cada grupo indígena. A formação de professores, preferencialmente indígenas para gerenciar a educação que atenda aos interesses dessas comunidades, assim como uma proposta curricular voltada aos interesses pedagógicos, culturais e políticos, são vistos como importantes dos fundamentos da Educação Diferenciada. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se na realização de Pesquisa bibliográfica em livros e artigos sobre a temática, dos quais coletou-se informações relevantes para a construção do presente em forma de Artigo de Revisão Bibliográfica. Os debates em torno dos referenciais teóricos consultados possibilitaram conhecer os principais desafios do tema em estudo, situação que permitiu a construção de um quadro conceitual sobre a conjuntura social, política e cultural nas quais se desdenham a política educacional diferenciada no Brasil
Palavras-Chave: Educação Intercivilizacional. Formação de professores. Cultura, Pedagogia sistêmica.
INTERCIVILIZATIONAL EDUCATION, TEACHER TRAINING AND CURRICULUM JUSTICE.
ABSTRACT: This article goals is to analyze the differentiated educational themes, teacher training and curriculum in the context of intercultural education and specific to be offered to the Brazilian ethinicity variety. The differentiated education has been a theme that researchers from various areas of knowledge has learned in to understand it so as to glimpse a pedagogical method that attempts the specificities of each native group. The teaching training preferably indigenous to manage an education that attempts the interests of the communities, as so a curricular program turned to the pedagogical, cultural and political interests, it's seen as importants foundation of differentiated education. The methodological procedure used were based in the realization of bibliographic research from books and articles about the thematic, from which we collected relevant information for the construction of the present in the form of a Bibliographic Review Article. The debates around the theoretical references consulted made it possible to know the main challenges of the theme in study, situation that allowed the construction of a conceptual framework about the social, political and cultural conjecture in which disdain the Brazilian differentiated educational policy.
Keywords: Intercivilizational Education. Teacher Training. Culture and Pedagogy System.