AULAS PRÁTICAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS (BIOLOGIA, QUÍMICA) EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AMAZONAS (BRASIL)

Autores/as

  • Daniele do Nascimento Ferreira Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Paula Regina Melo Meotti Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Resumen

O ensino de ciências (Biologia e Química) nas escolas de ensino médio devem ser pautados na união entre a teoria e prática, de forma que todos esses fatores possam ser observados pelos estudantes, além de considerar a importância dos conhecimentos prévios. Neste sentido, o presente trabalho investigou a importância da utilização de aulas práticas no ensino de Ciências (Biologia, Química) na percepção dos professores das escolas públicas do município de Humaitá, sendo desenvolvido nas Escolas Estaduais Álvaro Maia, Oswaldo Cruz e Plínio Ramos Coelho. A metodologia utilizada foi observações in loco e com a aplicação de questionários aos professores que ministram as disciplinas Biologia e Química nas escolas mencionadas; a abordagens metodológica foi qualitativa, priorizando a descrição dos resultados por meio das interpretações dos dados dos questionários. Os resultados da pesquisa evidenciaram a presença do laboratório nas três escolas pesquisadas, mesmo com algumas restrições na utilização após a caracterização; e, em relação aos professores todos consideram importantes a inserção de aulas práticas no processo de ensino e aprendizagem, mesmo que essas atividades sejam com materiais alternativos, porém algumas restrições em relação a utilização das aulas pratica foram apresentadas pelos profissionais que ministram aulas de Biologia e Química no município. Diante do exposto, consideramos importante uma reflexão por partes de profissionais da educação na importância da utilização de recursos e metodologias que possibilitem os estudantes no desenvolvimento da aprendizagem significativa, sendo as aulas práticas uma sugestão indispensável para contribuir com aprendizagem dos estudantes, além de possibilitar o desenvolvimento e interligação de saberes na Biologia e Química.

Palavras-Chave: Ensino de Ciências; Aulas Práticas; Aprendizagem significativa.

 

ABSTRACT

The teaching of science (Biology and Chemistry) in secondary schools must be respected by students, in addition to a greater attention of previous knowledge. In this sense, the present work investigated the use of practical classes in the teaching of sciences (Biology, Chemistry) in the perception of the public schools of the municipality of Humaitá, being developed in State Schools Álvaro Maia, Oswaldo Cruz and Plínio Ramos Coelho. A. It was reviewed in loco with a questionnaire application to the professors that discipline Biology and Chemistry in the mentioned schools; A methodological methodology was qualitative, prioritizing a description of the results. The results of the research evidenced the presence of the controller in the three schools surveyed, even with some restrictions in the use of a characterization; and, in connection with the important students in the teaching of teaching and learning, which have such activities are lecture alternates, which some techniques in teaching a lesson in the course was ministred lessons that teach biology and chemistry classes in the municipality . In view of the Exposure, we consider Important The A Reflection BY contradictory of Education Professionals in the importance of the use of Resources and Methodologies That make possible the Students no Development of the meaningful learning, Being the Practical classes An indispensable suggestion to contribute with students' Learning, besides making possible the development and interconnection of knowledge in biology and chemistry.

Keywords: Science Teaching; Practical classes; Meaningful learning.

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Biografía del autor/a

Daniele do Nascimento Ferreira, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Graduada em Ciências: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas.

Paula Regina Melo Meotti, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Professora da Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente.

Publicado

2019-11-20