A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA
Palabras clave:
processo de subjetivação, processo de objetivação, ensino de físicaResumen
RESUMO: Esse texto trata da apresentação e discussão da Teoria da Objetivação (TO), uma teoria contemporânea originária da Educação Matemática na década de 1990 influenciada pelos movimentos das teorias históricos culturais. Trata-se de uma teoria de ensino e aprendizagem que considera não somente os conhecimentos e os saberes dos alunos, mas também o processo de formação dos alunos como sujeitos humanos e, consequentemente, redefine as ideias de saber, conhecimento e aprendizagem. Após a apresentação dos pressupostos básicos da TO, uma discussão foi realizada sobre as possibilidades de uso dessa teoria para Educação em Ciências, a partir de um exemplo para o ensino de Física.
Palavras-chave: processo de subjetivação, processo de objetivação, ensino de física.
THE OBJECTIVATION THEORY: NEW PERSPECTIVES FOR PHYSICS TEACHING AND LEARNING
ABSTRACT: This text brings and discuss the Objectivation Theory (OT), a contemporary theory originated in the Mathematical Education in the 1990s influenced by theoretical, historical and cultural movements. It is about a teaching theory that considers not only knowledge and apprehension of students but also the growing process of them as human subjects and, consequently, resignifies the ideas of knowing, knowledge and learning. After the presentations of the basic assumptions of the OT, a discussion was made about the possibilities of using this theory for Science Education, starting by giving an example in the Physics teaching.
Keywords: subjectification process, objectification process, physics teaching